Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Início dos Trabalhos do CoDInter-CT: Fortalecendo a Internacionalização no Centro de Tecnologia

O Comitê Descentralizado de Internacionalização do Centro de Tecnologia (CoDInter-CT) da Universidade Federal de Santa Maria inaugurou seus trabalhos em uma reunião no dia 19 de setembro. Esse importante passo veio após a aprovação da criação dos órgãos colegiados denominados Comitê de Internacionalização (CoInter), vinculado à Secretaria de Apoio Internacional (SAI), e os Comitês Descentralizados de Internacionalização (CoDInter), vinculados às Unidades de Ensino, na estrutura organizacional da UFSM.

O CoInter é um órgão consultivo com competências cruciais, incluindo a proposição da política institucional de internacionalização da UFSM, a definição da política linguística da instituição, a análise de diplomas emitidos no exterior e o fomento à conscientização e habilidades internacionais na comunidade acadêmica.

Os Comitês Descentralizados de Internacionalização (CoDInter), por sua vez, têm a importante missão de orientar, acompanhar e avaliar a política e as ações de internacionalização em suas respectivas unidades de ensino, coletando demandas e propostas específicas de internacionalização, bem como incentivando a internacionalização local.

O CoDInter-CT ao realizar sua primeira reunião no dia 19 marcou o início de suas atividades. Durante essa reunião inaugural, o grupo apresentou-se e discutiu tópicos relacionados à internacionalização, demandas específicas do Centro de Tecnologia e compartilhou experiências relacionadas à internacionalização. O grupo continuará se reunindo quinzenalmente para planejar, discutir e executar aspectos da política de internacionalização do Centro, contribuindo para as políticas gerais da UFSM nessa área.

Os membros do CoDInter-CT são:  Elvis Carissimi, docente presidente, Márcia Pasin, docente participante, Daniel Gustavo Allasia Piccilli, docente participante, João Baptista dos Santos Martins, docente participante, Yuri Medeiros de Lima, técnico-administrativo participante e Igor Bertoncello Barboza, discente participante.

Uma das primeiras ações do CoDInter é o mapeamento da demanda por línguas estrangeiras entre os servidores do CT, um passo essencial para compreender a relação entre servidores e estrangeiros no Centro e contribuir para uma política linguística sólida. O formulário de mapeamento já está em curso e pode ser acessado aqui, cabendo mencionar que é importante a participação de todos os servidores docentes e técnicos-administrativos no preenchimento do mesmo.

Mais informações sobre o funcionamento do CoDInter e do CoInter podem ser consultadas na Resolução UFSM nº 129. O CoDInter-CT está comprometido em fortalecer a internacionalização no Centro de Tecnologia da UFSM e contribuir para o crescimento e aprimoramento contínuo da instituição.

Com informações de Yuri Medeiros de Lima | Editado por: Marina dos Santos – Bolsista de Jornalismo

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!