Discente do CT-UFSM é premiado no Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica de 2023

O discente Luiz Schaffazick foi reconhecido com o Prêmio de Honra ao Mérito da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas

O discente de Engenharia Aeroespacial, Luiz Henrique Schaffazick, conquistou o prêmio de Melhor Trabalho no Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM 2023), realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) em Goiânia – GO. O vencedor do Prêmio ABCM 2023 apresentou o trabalho intitulado “Estudo Numérico de uma Câmara de Combustão de Motor Foguete de 500N utilizando Etanol e LOX” com orientação do Prof. Dr. Cesar Salvador, docente do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria.

O trabalho apresentado por Luiz Schaffazick, destacou-se pela abordagem inovadora na modelagem de câmaras de combustão de motores foguete, especialmente aqueles que utilizam propelentes considerados verdes, ou de baixo impacto ambiental. A principal inovação está no uso de um modelo numérico unidimensional para determinar o comprimento da câmara de combustão. Diferentemente de modelos numéricos mais complexos, como os bi e tridimensionais, que apresentam um custo computacional elevado, a abordagem unidimensional adotada por Luiz oferece uma vantagem significativa, permitindo uma análise eficiente.

Além disso, o modelo está presente em uma área de pesquisa desafiadora e pouco explorada, o estudo do Luiz representa uma contribuição significativa para o avanço neste campo, destacando-se não apenas pela inovação na modelagem, mas também pela aplicação prática e eficaz. A metodologia e as análises numéricas empregadas refletem um alto nível de rigor científico, demonstrando a excelência técnica do trabalho dele no estudo da dinâmica das câmaras de combustão. Essa abordagem não apenas amplia nosso entendimento sobre o uso de propelentes verdes em foguetes, mas também estabelece um novo padrão para pesquisas futuras nessa área como afirma o Prof. Dr. Cesar Salvador que também destaca: “A conquista do prêmio de Melhor Trabalho no CREEM 2023 valida não apenas o mérito individual do Luiz, mas também destaca a UFSM como uma instituição líder em pesquisas inovadoras em Engenharia Mecânica e Aeroespacial.”

Luiz expressou sua emoção ao ser reconhecido para receber o Prêmio ABCM 2023, afirmando que foi uma surpresa inesperada e profundamente gratificante: “Não sabia que haveria premiação e, no encerramento do congresso, fui surpreendido com o anúncio. A minha vitória só se tornou realidade quando um amigo me alertou que eu havia ganhado.” Luiz também compartilhou os desafios enfrentados durante o processo de pesquisa, como compreender o modelo matemático desenvolvido pelo seu orientador, este foi um conteúdo particularmente complexo e além do escopo do que é abordado durante a graduação, o que exigiu um esforço adicional de sua parte para dominar os estudos necessários. O discente enfatiza a importância da dedicação e determinação para superar obstáculos como este.

Como orientador, Cesar Salvador expressou otimismo sobre o impacto futuro do trabalho de Luiz em sua carreira acadêmica. Ele acredita que a premiação conquistada abrirá portas para oportunidades acadêmicas e profissionais, consolidando Luiz como um líder emergente na Engenharia Aeroespacial. Esta conquista não apenas enaltece o nome dele e da UFSM, mas também inspira futuras gerações de pesquisadores a perseguirem a excelência e a contribuírem para o avanço contínuo da Engenharia Aeroespacial no Brasil e além.

Texto por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!