Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT

Equipe Bombaja UFSM Off Road conquista 3º lugar geral no Baja Sul 2023

Bombaja inaugurou seu novo protótipo, o BJ-20, e obteve sucesso na competição Baja Sul. Veja os resultados!

Na competição anual, Baja Sul, realizada neste ano entre os dias três e cinco de novembro na Universidade Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC) em Criciúma, Santa Catarina. A equipe Bombaja da Universidade Federal de Santa Maria foi representada pelos capitães Eduardo de Oliveira e Eduardo Cerezer que demonstraram seu compromisso com a excelência técnica e esforço incansável para conquistar o 3º lugar geral na competição.

Após um ano de  trabalho desenvolvendo a fase de projeto, fabricação e validação do novo protótipo, o BJ-20 estreou em sua primeira  competição. A  equipe participou de diversas provas, como as apresentações de projeto que alcançaram 4º lugar geral, 2º lugar em Manobrabilidade e 1º lugar em Aceleração, Velocidade e Frenagem (AVF), enfatizando que em velocidade o protótipo BJ-20  atingiu 53 km/h,  sendo o protótipo mais rápido da competição e do Brasil durante este ano de 2023. A equipe Bombaja também participou de provas como tração e super prime.

No último dia foi realizada a prova mais esperada pela equipe: o ENDURO, prova que tem por objetivo colocar o protótipo e o piloto em condições extremas de rodagem, o carro é submetido a passar por obstáculos que irão exigir toda capacidade do  veículo e do piloto durante as 4 horas de duração. Esta prova foi a mais emocionante, onde a equipe teve alguns imprevistos durante o seu andamento, mas que foram contornados, garantindo assim o total de 81 voltas ficando em 5º lugar. Além disso, na avaliação de projeto, foi conquistado o 4º lugar geral, evidenciando uma evolução significativa desde a  última competição.

O Bombaja é um projeto de ensino que faz parte do Centro de Tecnologia, em 2023 completou 20 anos de muitas histórias e conquistas na UFSM. A equipe é composta por alunos de Engenharias do CT – UFSM, alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), orientação do docente Thompson Diórdinis Lanzanova, coorientação do docente Vinícius Roso e do Técnico Luís Adolfo Berni do Laboratório de Tecnologia Mecânica e Aeroespacial (NUMAE). Agora a equipe se prepara para o Nacional 2024 que vai acontecer em março na cidade de São José dos Campos, São Paulo.

Visite o Instagram da equipe para acompanhá-los e torcer por mais um triunfo na competição nacional!

Com informações da Equipe BOMBAJA UFSM OFF ROAD

Edição por: Marina dos Santos – bolsista de Jornalismo, Subdivisão de Comunicação do CT

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!