Disciplina de Engenharia de Controle e Automação promove a sua segunda competição de carrinhos robôs

Um novo desafio de construção de sistemas mecânicos de robôs móveis foi realizado como atividade da disciplina de Técnicas de Comandos Numéricos para Automação, do curso de Engenharia de Controle e Automação. A disciplina a cargo do professor Anselmo Cukla, promoveu uma competição aconteceu no dia 12 de dezembro, no saguão do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica (NUPEDEE). O desafio dos grupos consistia em projetar e construir um carrinho robô, visando otimizar o sistema mecânico para o carregamento de pesos de no mínimo 1,3kg, subindo e descendo rampas de no mínimo 30º de inclinação. A competição foi uma oportunidade de materializar os conhecimentos adquiridos na disciplina durante o semestre, assim como também de pôr à prova a criatividade, trabalho em equipe e a responsabilidade de assumir novos desafios.

Assim como na edição anterior, o projeto e construção dos carrinhos passou por três etapas: 1) elaboração do projeto em CAD; 2) análise de esforço por métodos finitos; e 3) montagem mecânica e validação do robô. Primeiro, os alunos construíram o projeto de seus carrinhos em desenho assistido por computador. Depois, foi realizada a simulação de esforços na estrutura do chassi e do robô simulando as cargas e inclinações que irão sofrer durante a prova e a montagem. Por fim, os alunos fizeram a montagem e testes do carrinho físico. A Fábrica CT e a Oficina do NUPEDEE forneceram os materiais e equipamentos utilizados na construção, além dos seus servidores técnicos de laboratório auxiliarem os alunos ativamente durante este processo.

Para a construção do carrinho, os alunos deveriam utilizar os mesmos dispositivos elétricos (mesmas baterias e motores) e não poderiam utilizar plataformas programáveis. A intenção deste projeto também era de construir carrinhos robôs que atendam as necessidades de robôs móveis de carga, com capacidade de transitar em terrenos inclinados e com obstáculos, sem perder a estabilidade e atender entregar a carga num determinado objetivo. Ainda, cada grupo de alunos tinha como requisito apresentar um carrinho com características diferentes de seus colegas.

Nesta segunda edição de competição de carrinhos robôs promovida na disciplina de Técnicas de Comando Numérico, o professor Anselmo Cukla explica que o projeto apresenta um alto engajamento dos alunos, e aproxima de trabalhos profissionais, onde existem prazos e metas a serem cumpridas.

Com informações de Anselmo Cukla – docente do departamento de Processamento de Energia Elétrica.

Quer divulgar seu projeto ou evento no nosso site? Fez uma viagem técnica? Teve seu trabalho premiado? Participa de uma iniciativa bacana? Conta pra gente! Divulgue eventos, notícias, projetos, dissertações e teses.  Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM!

Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!