Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Tecnologia reinaugura espaço dos Diretórios Acadêmicos na próxima terça-feira (17)

Ambiente de convivência dos estudantes passou por revitalização estrutural, renovação elétrica, mobiliária e climatização



A reforma mais esperada pela comunidade estudantil do Centro de Tecnologia está concluída. O espaço dos Diretórios Acadêmicos, localizado na sala 102 do térreo do Prédio 07,  encontrava-se interditado para uma completa revitalização, com o objetivo de voltar a ser um ponto de referência e convivência para os estudantes. Na terça-feira (17), às 10h, o espaço será reinaugurado e liberado para uso de todos os estudantes do CT. O evento acontecerá de forma simultânea com o Arraiá do CT, que é tradicionalmente realizado no hall do Prédio 07. 

O local, por ter uma localização privilegiada no campus, já foi biblioteca, lancheria e agência de banco. Há aproximadamente dez anos, é utilizado como sede de sete Diretórios Acadêmicos (DAs) do Centro de Tecnologia: o DACTEC (geral), o DAINF (Ciência da Computação e Sistemas de Informação), o DAEAS (Engenharia Sanitária e Ambiental), o DAEQ (Engenharia Química), o DACEP (Engenharia de Produção), o DAAC (Engenharia Acústica) e o DAAUTO (Engenharia de Controle e Automação).

O novo espaço de convivência dos estudantes e dos DAs contará com a seguinte disposição:

Corredor otimizado

Sala de coworking

Sala de reunião

Área de descanso

Sala dos diretórios

Área de integração e entretenimento

Mural de lembranças

De estudante para estudante

O Núcleo de Infraestrutura do CT é chefiado pelo engenheiro Allan Cristian Klein, que esteve à frente do projeto de revitalização do espaço. Allan é egresso do CT-UFSM e colocou no projeto sua vivência, por já ter passado parte de sua graduação convivendo com os colegas no espaço dos DAs. Ele enfatiza que este projeto lhe oportunizou devolver para os atuais discentes o que ele aprendeu enquanto estudante, agora como Técnico Administrativo em Educação (TAE): “Como eu fui estudante do CT, e costumo dizer que a UFSM me proporcionou todas as minhas conquistas profissionais, esse projeto tem um significado muito especial. Talvez a inauguração, na terça-feira, seja um dos dias mais felizes da minha carreira profissional. Poder retornar algo para a universidade e oferecer aos estudantes oportunidades tão boas ou até melhores do que as que eu tive na minha época é muito gratificante”.

Lembranças da graduação de Allan. A primeira foto é no espaço de convivência antes da reforma, quando ele se tornou tricampeão do torneio de truco
Kauan e colegas durante o processo de revitalização do ambiente

O bolsista da Infra/CT, Kauan Franzin Porto, do curso de Engenharia de Telecomunicações, viu a reforma como uma oportunidade de realizar na prática, fundamentos teóricos da sua graduação: “A gente consegue trabalhar a parte teórica, que é o maior embasamento que nós temos, e aplicar na prática. Foram várias situações novas e experiências de vida que posso levar para fora da faculdade. Trabalhei diretamente com a instalação de pontos de rede, o manuseio e tratamento das tábuas para os bancos, organização do espaço com todo o núcleo, e até impressão 3D para os suportes de canetas e apagador. E agora, ver esse espaço pronto e saber que eu ajudei a construir algo que vai ser usado por todo mundo é um sentimento muito bom. A gente fica um pouco marcado na história do lugar”. A obra também teve apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), do recém inaugurado Laboratório de Tecnologia Mecânica e Aeroespacial (NUMAE), e da Base Jr. 

Com o apoio da Direção do CT, a Infra/CT realizou reuniões com os Diretórios Acadêmicos durante o ano de 2023 e de 2024 para definir as questões do desenvolvimento do projeto. Afinal, como se trata de um espaço para uso dos estudantes, o Centro consultou e recebeu contribuições dos DAs ao longo de todo o processo.

Diretórios Acadêmicos

Mas o que é um Diretório Acadêmico e por que eles são os responsáveis pelo espaço de convivência dos estudantes? Os Diretórios Acadêmicos são entidades estudantis que representam os alunos de cada curso dentro da universidade. Eles atuam como uma ponte entre os estudantes, a gestão institucional e demais setores da UFSM. Os DAs organizam atividades, acolhem demandas e defendem os interesses do corpo discente. Por isso, o espaço de convivência — pensado como um ambiente de integração, lazer e estudo — é tradicionalmente vinculado aos DAs, que conhecem de perto as necessidades dos colegas e podem contribuir ativamente para que o local seja funcional, acolhedor e representativo da diversidade dos cursos do Centro.

O estudante de Sistemas da Informação e integrante do DAINF, Gleison Pires, ressalta: “É muito importante que os estudantes, agora com a reforma, voltem a ter o seu espaço de descanso, interação e acolhimento. Com a revitalização, agora podemos proporcionar aos estudantes um ambiente mais acolhedor, com espaços otimizados para diferentes usos, sala de jogos, coworking, sala de reuniões e de descanso. Sem deixar para trás o espaço dos Diretórios Acadêmicos onde conseguimos acolher e atender as necessidades dos estudantes do CT. Vamos trabalhar para que nossos colegas se sintam cada vez mais pertencentes e acolhidos nestes espaços.”

Como o espaço foi desenvolvido para e com os estudantes, para a sua devida manutenção, a comissão dos Diretórios Acadêmicos orienta as seguintes recomendações de o uso e conservação do ambiente:

  • Proibido colocar os pés e calçados nos sofás!
  • ⁠Proibido entrar com comidas e bebidas na sala de reuniões!
  • ⁠Proibido riscar nas paredes e nos móveis! Para isso, use a parede do Coworking.
  • ⁠Não mova o mobiliário de lugar!
  • ⁠Foi feito um grande investimento na reforma deste espaço. Ajude a conservar o ambiente limpo e organizado! 
  • Dúvidas e sugestões: entre em contato com alguém na sala dos Diretórios Acadêmicos!

Você sabia?

Parte dos recursos empregados nessa reforma são provenientes do orçamento da Comissão Setorial de Avaliação. O CT recebe recursos adicionais em virtude da participação dos estudantes nas pesquisas semestrais de Avaliação Ensino Aprendizagem.

Então, quanto maior a nossa participação (%), maior é a disponibilidade de recursos para que possamos fazer melhorias no CT! Fique atento ao Portal Estudantil,  pois ao final deste semestre, você poderá avaliá-lo.

Serviço:

O que? Inauguração do Espaço de Convivência dos Estudantes do CT, durante o Arraiá do CT.

Quando? Terça-feira, 17/06, às 10h.

Onde? No hall do prédio 7.

Quem? Toda a comunidade do CT está convidada, especialmente os estudantes! Vai haver distribuição de pipoca!

Texto e fotos por Marina dos Santos, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM. 

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-6859

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes