A comunidade acadêmica do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM conta, desde o começo deste semestre, com um novo laboratório de informática: o Laboratório 337, instalado no terceiro andar do prédio 7, ao lado do Núcleo de Ciência da Computação (NCC), recentemente renomeado de Laboratório de Ciências da Computação (LCC). O novo espaço, que recebeu investimentos superiores a R$ 150 mil, foi montado para suprir a crescente necessidade de ambientes adequados para disciplinas com atividades práticas em computação, beneficiando os cursos de graduação, pós-graduação da unidade e demais setores da universidade.
Demanda histórica e integração estratégica
A criação do laboratório era uma reivindicação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, que ganhou força com a expansão do número de turmas no CT. A escolha da sala 337, antes utilizada como espaço de docentes, seguiu o Plano de Reestruturação do NCC (2023-2025). O novo espaço está posicionado entre os laboratórios 334 e 338, já gerenciados pelo núcleo. Essa proximidade facilita a manutenção técnica, a integração de redes e a otimização de recursos.
Infraestrutura moderna e investimentos
Para a criação do novo espaço, foi necessário uma intensa mobilização de recursos. Para adaptar o ambiente, foram realizadas reformas físicas: adequação da estrutura elétrica, da rede lógica e instalação de climatização. Foi adquirido e instalado um mobiliário novo, com layout projetado para aulas práticas e com cortinas que permitem blackout. Por fim, o laboratório recebeu equipamentos de ponta: 20 computadores com configurações robustas (AMD Ryzen 7, 32GB de RAM), sistemas operacionais Windows 11 e Debian 12, além de projetor e switches de rede. Os computadores já contam com uma série de softwares importantes instalados (a lista está no site do NCC). Os recursos financeiros vieram da Reitoria da UFSM (computadores), do CT (reformas, mobília e climatização) e do NCC (redes e suporte técnico).
O projeto, o orçamento e o acompanhamento da reforma civil partiram da equipe do Núcleo de Infraestrutura do CT, que também executou todos os pontos de rede do laboratório. A atuação direta do Núcleo na reforma gerou uma economia de em torno de 30 mil reais com a execução dos serviços. Já o projeto da reforma das instalações elétricas foi realizado pela PROINFRA.
Gestão e utilização
Com 41 lugares, o Laboratório 337 será administrado pelo NCC/LCC e estará disponível para os cursos de graduação (especialmente aqueles com ênfase em Computação), para a pós-graduação em Ciência da Computação e também para os demais cursos da UFSM que o necessitem.
O agendamento seguirá os procedimentos padrão do sistema de reservas da universidade. Mais detalhes sobre configurações e agendamentos podem ser encontrados no site do NCC.
Com o novo laboratório, o CT reforça sua capacidade de oferecer infraestrutura de excelência para formação em tecnologia, alinhada às demandas acadêmicas e profissionais da área. O servidor Rafael Boufleuer, diretor do LCC, celebrou a novidade e ressaltou que o novo laboratório “representa um avanço importante para as atividades práticas dos cursos da área de tecnologia da UFSM”.
Serviço
Laboratório de Informática 337
Localização: Prédio 7 do CT, sala 337 (3º andar).
Contato: NCC/LCC – admrede@inf.ufsm.br
Site: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/ncc
Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações de Rafael Boufleuer.
Fotos: Lia Guerreiro
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!