A tese “Metodologia de Projeto Otimizado de Filtros de Entrada e Saída de Fontes Ininterruptas de Energia: Volume, Perdas e Tempo de Vida”, de autoria do egresso Pedro Cerutti Bolsi com orientação do prof. Dr. José Renes Pinheiro e e coorientado pelo prof. Dr. João Manoel Lenz, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, foi a vencedora da área de Ciências Tecnológicas e indicada como finalista do Prêmio Tese UFSM 2024/2025 pelo CT.
O Prêmio Tese UFSM – Edição conjunta 2024/2025 será outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2023 ou 2024. As teses premiadas serão escolhidas entre as teses pré-selecionadas em cada Programa de Pós-Graduação (PPG) da UFSM e selecionadas em cada Unidade de Ensino da Universidade, em conformidade com as áreas de conhecimento da Editora da UFSM. A tese de Pedro será a representante do CT no concurso.
O professor orientador, além de manifestar a honra com a premiação, destaca a relevância entre os pares obtida pela pesquisa e o reconhecimento dos conhecimentos do pesquisador premiado: “Os dez trabalhos (5 revistas e 5 congressos) já receberam 66 citações (41 em revistas e 25 em congressos) em um ano e meio da defesa, o que demonstra uma relevante aceitação e interesse pela comunidade científica da área. Outro ponto importante a ressaltar foi a experiência de nosso egresso em aplicar com sucesso seus conhecimentos e ferramentas desenvolvidas: após a defesa, assumiu, junto à Collins Aerospace, uma das maiores players mundiais na indústria aeronáutica civil e militar, sediada na cidade de Cork, na Irlanda, o posto de Engenheiro de Pesquisa Sênior”. A partir de agosto, sob sua coordenação, o Dr.Eng. Pedro Cerutti Bolsi iniciou um novo projeto no PPGEE/UFSM (aprovado pelo CNPq no valor de R$ 1.089.000,00), por meio do qual está realizando seu pós-doutorado e novas pesquisas, novamente sob a supervisão do Prof.Dr. José Renes Pinheiro.
Prêmio Tese UFSM
Para escolher a tese representante do CT, cada programa de pós-graduação (PPG) pôde montar uma comissão de avaliação que pré-selecionou uma tese por programa. Os critérios de premiação que foram considerados pelas coordenações dos PPGs do CT para indicação da tese escolhida levaram em conta: a originalidade do trabalho; a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; a qualidade e quantidade de publicações e produtos decorrentes da tese; a metodologia utilizada; a qualidade, clareza e legibilidade da redação; e a estrutura/organização do texto.
As teses selecionadas foram encaminhadas para a direção do CT que, por meio da Comissão Permanente de Pesquisa e Inovação do Centro de Tecnologia (CPPI-CT), avaliou as teses inscritas. A tese de Pedro Cerutti Bolsi somou 45 pontos nos critérios da Comissão, ficou em primeiro lugar e foi declarada a vencedora do Prêmio na área de Ciências Tecnológicas. O resultado final do Premio Tese UFSM Edição Conjunta 2024/2025 será conhecido antes do dia 03 de novembro, data marcada da solenidade de entrega da premiação, na abertura da Jornada Acadêmica Integrada.
Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!