
Dois meses após o início das atividades, o programa RS Talentos avança em seus objetivos no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Na tarde da última segunda-feira (24/11), os estudantes selecionados realizaram uma visita guiada ao InovaTec, parque de inovação, ciência e tecnologia localizado no campus da universidade. A visita teve o objetivo de apresentar aos estudantes as iniciativas empreendedoras locais sediadas na InovaTec, parte importante do ambiente de inovação regional.
O programa RS Talentos é uma ação do Governo do Estado que selecionou universidades públicas localizadas nos ecossistemas regionais de inovação que foram diretamente afetados pelo desastre climático de maio de 2024. O objetivo é retomar o desenvolvimento econômico e social por meio da formação e manutenção de recursos humanos. Isso acontece por meio do pagamento de bolsas de incentivo e permanência para estudantes dos primeiros semestres de áreas estratégicas ao desenvolvimento. Na UFSM, foram selecionados ao todo 50 estudantes que ingressaram no primeiro ou segundo semestre de 2025 nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica (campus sede e Cachoeira do Sul) e Engenharia Química. Cada um deles recebe uma bolsa de R$ 2.000,00 ao longo de 18 meses.

A visita guiada ao InovaTec foi acompanhada pela professora Suelen Cristiane Freitag, coordenadora local do projeto, e ocorreu em três momentos distintos. Inicialmente, foi realizada uma apresentação institucional do Parque, compreendendo sua estrutura, principais áreas de atuação e programas que conectam o conhecimento acadêmico e o setor produtivo. Na sequência, representantes do SEBRAE-RS abordaram aspectos do funcionamento do ecossistema de empreendedorismo e inovação, evidenciando os programas de apoio às empresas e de qualificação profissional, bem como as ações de fomento ao desenvolvimento de startups e os instrumentos disponiveis para impulsionar novos negócios.
Por fim, os estudantes visitaram o ambiente de prototipagem do Parque. Os participanetes puderam conhecer o laboratório, equipamentos e recursos técnicos lá disponives, e compreender de que forma esses espaços apoiam a criação, o desenvolvimento e validação de soluções inovadoras. A atividade proporcionou aos estudantes uma visão integrada das iniciativas que compõem o Parque InovaTec, reforçando sua relevância como ambiente de colaboração e inovação.

Com a visita de ontem, os estudantes puderam ampliar sua percepção acerca do funcionamento de um ecossistema de inovação e puderam compreender como as competências desenvolvidas no programa RS Talentos se conectam ao ambiente de inovação da UFSM. A atividade marcou mais uma etapa no constante processo de integração entre a universidade e a sociedade, por meio da inovação e da formação estudantil.
Por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações e fotos de Suelen Cristiane Freitag.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!