O hall do prédio 07 do Centro de Tecnologia da UFSM (CT) transformou-se em um palco de criatividade e inovação na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, durante a realização da 5ª edição da Mostra de Protótipos CDIO. O evento, que já se consolidou no calendário acadêmico, reuniu acadêmicos, professores e a comunidade para apresentar soluções concretas elaboradas a partir da metodologia CDIO (Conceber, Projetar, Implementar e Operar). Nesta edição, um total de 18 grupos inscreveram seus projetos, demonstrando a abrangência e a adesão à iniciativa.
A exposição aberta ao público destacou o resultado do trabalho desenvolvido em diversas disciplinas do currículo dos cursos do CT, em especial as disciplinas de Projeto Integrador I, II e III, parte integrante da estrutura curricular reformulada. Nesta edição, a mostra contou também com a participação de estudantes da disciplina de Dispositivos de Micro-ondas (ministrada pela professora Candice Müller), do curso de Engenharia de Telecomunicações, e de quatro projetos finais de curso – ampliando assim a diversidade tecnológica em exibição
A mostra foi coordenada pelo professor Vitor Cristiano Bender (DELC) em conjunto com os professores Roberto Hausen e André Bender (ambos do DEG), Renan Duarte e Hamilton Sartori (do DPE) e Mario Evangelista (DEPS).
Os protótipos em exibição deram bons exemplos de como a integração entre teoria e prática prepara os futuros engenheiros para os desafios profissionais. Das soluções para atividades cotidianas até dispositivos de automação e controle, passando por componentes de micro-ondas e sistemas, os trabalhos refletiram não apenas o domínio técnico, mas também habilidades essenciais como trabalho em equipe, criatividade e capacidade de resolver problemas complexos. Para além do aspecto técnico, os estudantes também foram desafiados a desenvolverem habilidades extra, envolvendo, por exemplo a simulação de uma empresa que pretende comercializar o protótipo. Os estudantes realizaram um estudo para calcular custos, margem de lucro e aplicação do produto no mercado, pensando em formas de cativar potenciais clientes futuros.
Como parte da dinâmica do evento, os visitantes foram convidados a interagir votando em seu protótipo favorito. Ao final da tarde, o grupos mais votados pelo público foi o grupo 8, composto por Alencar Farias, Diego Rosa, Nicole Ueno e Vitor Erpen, que desenvolveram um datalogger de temperatura no âmbito da disciplina de Projeto Integrador 3 da Engenharia Elétrica. O prêmio simbólico reconhece o mérito técnico e a capacidade de aplicação teórico-prática dos estudantes.

A 5ª Mostra CDIO reafirmou, mais uma vez, o compromisso do CT/UFSM com uma educação engenharia de excelência, formando profissionais alinhados com as demandas da sociedade e do mercado.
Confira aqui a lista de trabalhos apresentados na mostra, seus autores e disciplinas.
Confira a seguir a galeria de imagens da 5ª Mostra de Protótipos CDIO do CT-UFSM:















Por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações do professor Vitor Bender.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!