A Universidade Federal de Santa Maria, por meio do Centro de Tecnologia, deu início a um novo projeto estratégico em parceria com o Exército Brasileiro (EB). Com investimento superior a R$ 10 milhões, o projeto “Evolução do Sistema Integrado de Simulação ASTROS (SIS-ASTROS)” reiniciou as atividades de cooperação durante uma série de reuniões e atividades técnicas realizadas na UFSM entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2025.
O acordo, firmado pelo reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, e pelo General de Brigada Marcelo Corrêa Horewicz, chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) do Exército, via Termo de Execução Descentralizada (TED), tem duração de cinco anos e renova a bem-sucedida colaboração entre as instituições que já dura uma década. O novo projeto dá continuidade aos trabalhos de ampliação das capacidades de treinamento do Sistema Integrado de Simulação ASTROS (SIS-ASTROS), desenvolvido em conjunto com a UFSM e inserido no escopo do Programa Estratégico do Exército ASTROS (Prg EE ASTROS).
A agenda de reuniões do novo projeto iniciou no Gabinete do Reitor, com a presença do Reitor, do futuro Vice-Reitor e ex-diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Tiago Marchesan, dos professores vinculados ao projeto e de uma comitiva militar liderada pelo General de Brigada R1 Moisés da Paixão Júnior, Gerente do Programa Estratégico ASTROS, e pelo Major Marcus Vinicius Pereira Soares, Gestor do Projeto no CDS. Também participaram das atividades da agenda na UFSM o Capitão Cardoso e o Tenente Schaumann, do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, e o Capitão Henrique Gressler, do Destacamento Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia do EB em Santa Maria.

Coordenado pelo professor Raul Ceretta Nunes, do Departamento de Computação Aplicada (DCOM), o projeto reúne uma equipe multidisciplinar de peso. Participam os professores do DCOM Lisandra Manzoni Fontoura, Cesar Tadeu Pozzer e Luis Alvaro de Lima Silva; os professores do Departamento de Eletrônica e Computação (DELC), Mateus Beck Rutzig e João Baptista dos Santos Martins; e ainda o professor Edison Pignaton de Freitas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cinco dos pesquisadores da UFSM são docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC).
Softwares de treinamento e formação profissional
As atividades do projeto “Evolução do Sistema Integrado de Simulação ASTROS (SIS-ASTROS)” começaram oficialmente em 25 de novembro de 2025. As metas do projeto giram em torno de dois eixos principais: a melhoria do Simulador Virtual Tático de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (SVTat); e o desenvolvimento de outros softwares de Treinamento Baseado em Computador (TBC), incluindo treinamento para instrução nos procedimentos de manutenção das viaturas do Sistema ASTROS, para munições ASTROS e para granadas 155mm, para novas viaturas ASTROS e ainda treinamento para viatura blindadas de combate M109 A5+BR.
Além de qualificar os sistemas de simulação do Exército, o projeto tem um impacto direto e imediato na formação de recursos humanos na Universidade. Um edital para seleção de bolsistas foi aberto em novembro, e a equipe já conta com 15 alunos de iniciação científica dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, 2 bolsistas de mestrado do PPGCC e 4 pesquisadores mestres. Atualmente, está em andamento um processo seletivo, gerido pela FAURGS, para a contratação de um Desenvolvedor de Jogos Sênior. Com isso, a expectativa é que a equipe esteja completa e em pleno funcionamento já em janeiro de 2026.
“Jogos sérios” para inovação em Simulação Militar
Os trabalhos consistirão em pesquisa e desenvolvimento de simulação militar por meio de jogos de computador – chamados de “serious games“, por cumprirem um propósito maior além do entretenimento. A metodologia envolve um ciclo que se inicia com o estudo de doutrinas e práticas militares, seguido pela elaboração de especificações técnicas e roteiros operacionais de simulação. A etapa de desenvolvimento buscará soluções inovadoras em áreas como engenharia de software, computação gráfica, realidade virtual, inteligência artificial, interoperabilidade de jogos em rede e modelagem 3D, visando criar ferramentas de treinamento realistas e eficazes.
O caráter estratégico do projeto é destacado por sua abrangência. Além de modernizar o SIS-ASTROS, a iniciativa visa ampliar as capacidades de simulação para atender ao treinamento das atividades de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (REOP) de Baterias e Grupos de Artilharia de Campanha, que operam sistemas como os obuseiros 155mm M114 e M109 A5+BR. Isso impactará diretamente as capacidades de treinamento e adestramento das Artilharias Divisionárias do Exército.
Parceria estratégica de benefício mútuo
O projeto é também um vetor de inovação tecnológica nacional. A consolidação da parceria ao longo da última década já gerou frutos significativos: dezenas de publicações científicas, uma patente concedida, mais dois depósitos de patentes em andamento, oito registros de software e diversos prêmios de reconhecimento científico. Esta nova fase, com investimento sem precedentes, promete não apenas fortalecer a qualidade da graduação e da pós-graduação na UFSM, mas também consolidar a instituição como um centro de referência nacional no desenvolvimento de tecnologias críticas de simulação para a Defesa.
O professor Raul Ceretta Nunes, coordenador do projeto, enfatiza o caráter estratégico e inovador do projeto: “o projeto vai ampliar significativamente as capacidades de simulação do SIS-ASTROS e de outros treinamentos do exército, além de fomentar a pesquisa e inovação na academia, possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras de simulação 100% nacional”.
A parceria da UFSM com o Exército, por meio do trabalho de pesquisa e desenvolvimento, sintetiza os pilares da tríplice hélice, caracterizando a cooperação entre as instâncias governamentais de todos os níveis, a base industrial brasileira e as universidades.
Por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!