Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Qualidade comprovada: programas de Pós-Graduação do CT melhoram conceito na Avaliação Quadrienal da Capes

Quatro programas elevaram suas notas, com destaque para a manutenção do conceito máximo (7) no PPGEE e a conquista do nível de excelência internacional (6) pelo PPGECAM e PPGEQ



A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou no início do ano os resultados da Avaliação Quadrienal, principal instrumento de gestão e controle de qualidade dos programas de mestrado e doutorado no Brasil. No ciclo avaliativo de 2021 a 2024, o Centro de Tecnologia (CT) da UFSM obteve destaque positivo, com quatro de seus sete programas de pós-graduação elevando suas notas.

A avaliação, que ocorre a cada quatro anos, analisa critérios como produção intelectual, qualificação do corpo docente, desempenho discente e impacto social dos programas. As notas, que variam de 1 a 7, são decisivas para o reconhecimento oficial dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC) e influenciam diretamente a alocação de recursos públicos e bolsas de estudo.

No CT, os resultados confirmam a evolução e a qualidade do trabalho desenvolvido. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) manteve o conceito máximo 7, consolidando sua trajetória de excelência. Já os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) e em Engenharia Química (PPGEQ) alcançaram o conceito 6, nível que reconhece excelência acadêmica com padrão internacional, impacto científico relevante e forte atuação na formação de recursos humanos altamente qualificados. Os Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP) também alcançaram o conceito 5, reforçando o crescimento coletivo do CT.

A Direção do CT atribui o êxito ao comprometimento de docentes, discentes, coordenações e equipes técnicas dos PPGs ao longo do ciclo avaliado. “A elevação das notas mostra que as estratégias de autoavaliação têm gerado resultados concretos, o que nos estimula a fortalecer essa cultura e compartilhar as boas práticas entre os programas CT”, avalia o diretor do CT, prof. Maurício Sperandio.

O coordenador do PPGEP, professor Álvaro Neuenfeldt Júnior, endossa: “O conceito 5 reflete os esforços de toda a comunidade acadêmica para tornar o PPGEP um curso consolidado na área das Engenharias III, destacando a qualidade e o impacto científico na sociedade através das pesquisas realizadas pelos 44 egressos a nível de Mestrado e 19 primeiros egressos a nível de Doutorado formados pelo PPGEP no quadriênio 2021-2024. Não podemos deixar de destacar os desafios para a melhoria contínua dos processos internos e da gestão do PPGEP para a manutenção da consolidação obtida no próximo quadriênio, com maior impacto da internacionalização dos docentes e discentes sem deixar de atender a demandas e desafios encontrados no contexto regional, local e nacional”.

Já o coordenador do PPGAUP, professor Felipe Luís Palombini, afirma que a equipe do programa está feliz com o resultado e adianta novidades sobre o futuro do PPG: “Sendo um programa jovem, a nota 5 já foi alcançada apenas em sua segunda avaliação, reconhecendo um rápido crescimento na qualidade de sua produção acadêmica, científica e formativa, na área AUD (Arquitetura, Urbanismo e Design) da CAPES. Nesta avaliação quadrienal o PPGAUP está passando por um processo de reestruturação, contando com um aumento expressivo de seu corpo docente, incluindo professores de Arquitetura, Engenharia e do Desenho Industrial. Isso levou à criação da nova Área de Concentração em “Paisagem, Design e Sociedade”, e readequações de suas linhas de pesquisa. O objetivo é formarmos o primeiro Programa de Pós-Graduação do Brasil com integração total entre Arquitetura e Design, incluindo o primeiro PPG em Design no interior do RS. Isso reflete o compromisso do corpo docente, discente e técnicos-administrativos em construirmos um Programa de excelência e referência nacional em pesquisa em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design”.

Os resultados reforçam a contribuição da UFSM, por meio de seu Centro de Tecnologia, para o desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu de alto nível no país. Conheça os cursos de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia no site: Pós-graduação – CT.

Esta matéria está em atualização.

Por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7649

Publicações Recentes