Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Arquitetura e Urbanismo oferece primeira disciplina integralmente ministrada em inglês

Oferta pioneira no Centro de Tecnologia fortalece internacionalização e estimula aprendizado de vocabulário técnico



O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFSM oferta, pela primeira vez, uma disciplina ministrada integralmente em inglês. A disciplina complementar de graduação “Estudos em Detalhamento Construtivo (DAU1127)”, conduzida pela professora Isis Portolan dos Santos, marca a estreia do curso em atividades acadêmicas na língua inglesa.

Estudantes aprendem termos técnicos aplicados ao ambiente profissional (foto: divulgação)

A iniciativa foi fomentada pelo Escritório de Assuntos Internacionais do CT e pela Diretoria de Relações Internacionais da UFSM (DRI), que incentiva o uso do EMI (English as a Medium of Instruction) como estratégia de internacionalização, ampliando a presença do idioma nas práticas pedagógicas.

Por se tratar de uma disciplina optativa, não há oferta em português neste semestre. O componente curricular foi selecionado por utilizar terminologia relativamente acessível, com foco em termos arquitetônicos e recursos visuais de detalhamentos construtivos, o que facilita a compreensão.

Atualmente, 30 estudantes estão matriculados. A disciplina tem carga horária de 30h e as aulas partem do conhecimento prévio dos acadêmicos sobre inglês e desenho técnico. Como apoio, é utilizado o site Archidict, que auxilia no reconhecimento de vocabulário e técnicas de construção.

A professora Isis destaca que sua motivação para lecionar em inglês surgiu tanto do interesse institucional de internacionalização do CT quanto de um objetivo pessoal: aprimorar a prática linguística. Com fluência no idioma, experiência em intercâmbio e mais de 10 anos de produção científica em inglês, a docente uniu formação pessoal à proposta da Universidade.

Prof. Isis Portolan orienta estudantes em inglês como estratégia de internacionalização (foto: Emilly Wacht)

Entre os estudantes, a surpresa inicial deu lugar à receptividade. Muitos não sabiam que a disciplina seria ofertada em inglês, mas ressaltaram a flexibilidade da professora em explicar novamente os conteúdos em português quando necessário. Apesar do susto, a turma avalia a experiência como positiva, destacando a oportunidade de associar o aprendizado técnico ao desenvolvimento da linguagem.

O acadêmico Anthonio Saraiva, do curso de Arquitetura e Urbanismo, avalia: “Acho que essa oportunidade que vai além do conteúdo que a gente vai aprender, sobre detalhamento, que é uma etapa difícil na parte de projeto: a gente vai aprender também o inglês técnico.”

A oferta da disciplina em inglês reforça o compromisso do Centro de Tecnologia da UFSM com a internacionalização, além de oportunizar aos estudantes o contato direto com termos técnicos da área e contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e na produção científica.


Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7209

Publicações Recentes