O grupo Women in Engineering (WIE), subgrupo do Ramo Estudantil da IEEE, promove no dia 26 de setembro, às 18h30, a segunda edição do curso de Noções de Segurança em Instalações Elétricas Básicas para Mulheres, no prédio 5 do campus da UFSM (CTISM). A iniciativa tem como objetivo fomentar a independência e a segurança das participantes em situações cotidianas. A atividade busca oferecer conhecimentos práticos em reparos domésticos simples, aliando segurança, independência e empoderamento feminino.
O curso abordará conteúdos como: equipamentos de proteção, instalações residenciais e reparos básicos em tomadas, chuveiros e torneiras elétricas. A programação inclui momentos teóricos e práticos, realizados em laboratório. Como explica Maria Luiza, presidente do WIE e uma das ministrantes do curso: “A ideia é passar segurança e conhecimento para que elas consigam realizar esses reparos sozinhas. Mais do que ensinar, queremos mostrar a forma correta e segura de executar cada procedimento”.
Nesta edição, a estrutura do curso foi aprimorada. O uso dos laboratórios do CTISM e novos materiais, como tomadas, fiações e espelhos, permitirá uma experiência mais próxima da realidade das residências.
Women in Engineering
Reativado no ano passado, após um período de inatividade durante a pandemia, o WIE busca incentivar a entrada e permanência de mulheres nas áreas de ciência e engenharia, além de combater a desigualdade de gênero ainda presente no meio acadêmico. Atualmente, o WIE conta com estudantes de graduação e pós-graduação das engenharias Elétrica e Aeroespacial, mas está em campanha para atrair mais integrantes de diferentes cursos.
A primeira edição do curso foi essencial para o retorno às atividades do grupo e serviu como experiência para aprimorar a proposta, que agora retorna com novidades e melhor estrutura. Além do conteúdo prático, o curso também busca criar um espaço de acolhimento, empoderamento e representatividade feminina dentro do Centro de Tecnologia.
No início deste ano, o grupo também promoveu uma campanha de doação de cabelo no Hall do CT, reforçando o compromisso em aliar conhecimento técnico com ações sociais.
Para mais informações, acesse o Instagram do WIE.

Texto por Lia Guerreiro, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!