
O Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (CT/UFSM), por meio do Instituto de Energia e Mobilidade, vem ampliando e consolidando parcerias estratégicas com universidades e centros de pesquisa da Alemanha, fortalecendo a internacionalização e o desenvolvimento científico na área do curso de Engenharia Elétrica.
As cooperações internacionais foram reforçadas a partir de visitas técnicas e institucionais realizadas em dezembro, que envolveram reuniões acadêmicas, visitas a laboratórios e alinhamento de agendas de pesquisa com instituições alemãs de referência. A iniciativa fortalece parcerias já desenvolvidas e abre novas frentes de colaboração científica, com impacto direto na formação de estudantes e na atuação de pesquisadores do CT.

Segundo o professor Vitor Bender, do Departamento de Eletrônica e Computação, uma das parcerias já desenvolvidas é com a Otto-von-Guericke Universität Magdeburg (OVGU), que possibilita, entre outras iniciativas, programas de dupla diplomação em Engenharia Elétrica. “As parcerias da UFSM com universidades alemãs fortalecem a Engenharia Elétrica ao ampliar a internacionalização, criar programas de dupla diplomação, abrir novas linhas de pesquisa em áreas estratégicas e gerar oportunidades concretas para estudantes e pesquisadores”, destaca.
Além da cooperação com a OVGU, há outras universidades e centros de pesquisa alemães envolvidos em ações conjuntas ou em fase de negociação, com perspectivas de ampliação dos acordos acadêmicos e científicos. O objetivo é alinhar agendas de pesquisa em temas estratégicos e consolidar parcerias de longo prazo.

Durante as visitas realizadas no mês de dezembro, houve um fortalecimento institucional das relações entre o CT/UFSM e as instituições alemãs. “As reuniões e visitas a laboratórios permitiram um alinhamento entre estruturas acadêmicas e linhas de pesquisa, além do contato direto com professores e estudantes alemães, criando novas oportunidades de colaboração científica e abrindo frentes de pesquisa de interesse mútuo”, explica o professor.
Entre as áreas de pesquisa que se destacam nessas cooperações estão a microeletrônica, com foco no desenvolvimento de chips, a eletrônica de potência e os semicondutores de potência, áreas nas quais a UFSM já possui protagonismo no cenário nacional. Também ganham relevância os estudos no setor de energia, que proporcionam aos pesquisadores contato com diferentes realidades de geração, transmissão e distribuição.

As parcerias internacionais ampliam as oportunidades de internacionalização para estudantes de graduação e pós-graduação, por meio de dupla diplomação, intercâmbios acadêmicos e projetos de pesquisa conjuntos. Essas experiências contribuem para uma formação acadêmica diferenciada e fortalecem o currículo dos estudantes.
Os próximos passos incluem o envio de estudantes brasileiros para a Alemanha e a recepção de alunos alemães na UFSM já em 2026, além da formalização de novos acordos de pesquisa. A expectativa é ampliar as cooperações para outras universidades e centros tecnológicos alemães, fortalecendo ainda mais a inserção internacional do CT/UFSM.
Texto por Lia Guerreiro, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM. Com informações de Vitor Bender (vitor.bender@ufsm.br)
Fotos: Arquivo pessoal do professor Vitor Bender
Fonte: Site do CT-UFSM