Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cartunistas de todo o Rio Grande do Sul estarão presentes no 8° Cartucho



De 23 a 25 de setembro, cartunistas de todo o Rio Grande do Sul estarão em Santa Maria para participar do 8° Cartucho. Promovido pelo curso de Desenho Industrial da UFSM, este é um encontro que mistura humor, troca de experiências e contato direto com o público leitor. Participam tanto profissionais consagrados do humor gráfico quanto jovens cartunistas amadores. O homenageado desta edição do evento é o cartunista Byrata. 

O Cartucho começa na sexta-feira (23), na Cesma, com o sorteio de um tema. O mesmo será tratado e retratado em desenhos de humor, os quais ao final do encontro formarão a Invernada do Humor, exposição que abre no domingo (25) no Royal Plaza Shopping. Nos meses seguintes, esta exposição vai percorrer vários locais da cidade. O prazo de um dia que os desenhistas têm para produzir o cartum é conhecido como Reponte Temático. 

O momento de maior contato e interação com o leitor se dará no sábado (24) pela manhã, durante o Chimarrão com Nanquim, que ocorre no Calçadão. Na ocasião, os desenhistas participantes do evento farão charges, cartuns, caricaturas e um painel coletivo. 

Precedendo a abertura oficial do Cartucho, inicia-se nesta semana o 3° Cartuchinho, com a realização de oficina de cartum no Colégio Estadual Manoel Ribas e palestras sobre desenho de humor. O Cartuchinho ocorre de quinta-feira a sábado (15 a 17) e na próxima quarta-feira (21). 

O Cartucho é promovido em conjunto com a UFSM e a Prefeitura de Santa Maria, contando com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura municipal. 

A programação está disponível, clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-1923

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes