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Laboratório Corpus da UFSM marca presença em seminário na UFRGS



O Seminário de Estudos em Análise de Discurso (V SEAD) – com o tema “O acontecimento do discurso: filiações e rupturas”- ocorreu na última semana (20 a 23) na UFRGS, em Porto Alegre, com a presença de pesquisadores de todo país, entre eles, professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Letras, área de estudos linguísticos, da UFSM

A conferência de abertura “Para onde vai a Análise de Discurso? Qual o seu objeto?” teve as participações de Paul Henry, filósofo francês (Centre National de la Recherche Scientifique — CNRS), considerado como um dos fundadores da Análise de Discurso de Escola Francesa; e Eni Orlandi (Unicamp/Univas), pesquisadora brasileira que é considerada fundadora da Análise de Discurso no Brasil; sob a coordenação da coordenadora do Laboratório Corpus – Laboratório de Estudo da Linguagem – PPGL/UFSM, profª Drª Amanda Eloina Scherer. 

Na programação, os simpósios tematizaram questões pertinentes à análise de discurso, entre elas, a noção do real e seus desdobramentos, o ideológico e o político numa dimensão discursiva, o desafio frente a outras/novas materialidades, releituras da noção de arquivo hoje, o acontecimento discursivo como gesto de interpretação, contribuições da área para o ensino e, também, o papel do analista de discurso na sociedade. As mesas-redondas versaram sobre o ideológico e o político numa dimensão discursiva, a análise de discurso, a arte e a psicanálise, e a relação da análise de discurso com áreas vizinhas. 

Alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos de diversas instituições apresentaram seus trabalhos nas sessões de pôsteres. Da UFSM, destacaram-se os trabalhos das acadêmicas Caroline Mallmann Schneiders (“O funcionamento do discurso da e sobre a linguística na produção do conhecimento: algumas considerações”), Daiane da Silva Delevati, em co-autoria com Daiane Siveris, (“Uma breve reflexão sobre o prefácio do minidicionário Luft”), Daiane Siveris (“Unidade e diversidade da língua: entre o mesmo e o diferente”), Juciane Ferigolo Parcianello (“A distribuição dos lugares do dizer pelo funcionamento da memória discursiva e da memória da língua”), Juliane Tatsch (“A representação da língua espanhola como elemento presente em textos que retratam o linguajar gaúcho”) e Natiele Luiza Branco (“Circulação de saberes nos dicionários: relações entre o sujeito gaúcho e o hispano-americano”), sob a orientação das professoras Amanda Scherer, Eliana Sturza e Verli Petri da Silveira. 

O V SEAD realiza-se a cada dois anos. 

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