Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa do 1º Encontro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação promoveu, em Brasília, o 1º Encontro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O evento ocorreu nos dias 21 e 22 e contou com a participação da coordenadora institucional do Parfor naUFSM, profª Regina Maria Melo, e do coordenador do curso de História (Primeira Licenciatura/Parfor), professor Júlio Quevedo dos Santos. 

Estiveram reunidos representantes de instituições de educação superior, das secretarias estaduais e municipais de educação, bem como professores da rede pública matriculados em cursos de licenciatura oferecidos pelo Plano. No processo de avaliação do Parfor, os participantes trocaram experiências e refletiram sobre a formação inicial de professores em exercício. Outro objetivo do encontro foi a apresentação de propostas para o aperfeiçoamento da gestão e da execução do Plano, de forma a elevar a qualidade da educação básica no país. 

O Parfor foi lançado em maio de 2009, com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são ofertadas em cursos presenciais e 48%, a distância. O Plano é desenvolvido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação e instituições públicas de educação superior, com a finalidade de melhorar a formação dos professores em exercício na rede pública. Com a qualificação do professor, cresce a qualidade do ensino ministrado nas escolas. 

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica oferece cursos de graduação a educadores em exercício no magistério público que ainda não tenham curso superior (primeira licenciatura); àqueles com graduação, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura); e para bacharéis sem licenciatura que precisam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério. 

Outras informações sobre o Parfor podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-8338, da Pró-reitoria de Graduação da UFSM, ou através dos sites: 
www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor 
www.ufsm.br/prograd/not.php?id=915 

Fonte: Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da Prograd, com informações do Portal do MEC

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2089

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes