Catacultura exibe nesta sexta-feira o filme “Lixo Extraordinário”

O espaço Catacultura exibe nesta sexta-feira (28) o documentário Lixo Extraordinário. A sessão começa às 19h, na catacumba da boate do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A exibição é promovida pelo Diretório Acadêmico da Psicologia, integrando a programação da semana acadêmica do curso. Após o filme, haverá um bate-papo com Simone Lira da Silva, doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Lixo Extraordinário

Brasil/Reino Unido, 2009, 99 minutos

Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley

Sinopse – Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), o documentário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a imaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.