Editora da UFSM comemorou 30 anos no último sábado

A Editora da UFSM é um instrumento fundamental no apoio à pesquisa e sua divulgação. Este fato bastaria para justificar a sua existência, mas outras preocupações levam mais longe os seus objetivos, conforme o seu diretor Honório da Rosa Nascimento. Isso foi salientado no seu discurso proferido no jantar em comemoração aos 30 anos da editora, realizado no dia 19 de novembro, na W Eventos, do Itaimbé Palace Hotel.  Para ele, é preciso cuidar de uma divulgação eficiente e da estética, para que a obra seja convidativa à leitura. Para isto, a editoria junta-se a uma parceira com outras editoras de várias instituições do país.

Autoridades da universidade e da região prestigiaram o jantar. Entre elas, estavam o vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert, o deputado estadual Jorge Pozzobon e a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebellato. Honório fez um histórico da editora e uma homenagem aos seus ex-diretores que estavam presentes: Ronaldo Etchechury Morales, Vitor Biasoli, Delmar Bressan, Gaspar Miotto e Odone Denardin.

Dalvan Reinert destacou que, nos 50 anos da UFSM, a editora é um dos seus marcos mais importantes. Para o vice-reitor, o livro é um instrumento importante no registro e divulgação do conhecimento. Ali estão registrados todos os desenvolvimentos das comunidades e a participação da universidade. Dalvan salientou que a editora é um órgão importante na formação científica e literária dos pesquisadores e estudantes.

Honório foi o responsável pela restruturação da editora, que ainda é responsável pela livraria e pela grife da UFSM. Durante o jantar, foi apresentado um vídeo sobre a editora. Os convidados foram brindados com um livro. O cantor Kiko Lemos fez uma apresentação e animou o pessoal que pôde dançar na sequencia do jantar.

Texto:

Jair Alan Cortês Siqueira.