Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto da incubadora social da UFSM foi apresentado nesta manhã



Desenvolver ações de incubação com vistas a potencializar o desenvolvimento sustentável e as tecnologias sociais, por meio da inovação. Fortalecer as experiências e os empreendimentos coletivos incubados em Santa Maria e região central do Rio Grande do Sul, com possibilidades de atender os demais campi da UFSM. Esses são os principais objetivos da incubadora social.

Na manhã desta terça-feira (22) foi apresentado o esboço do projeto da incubadora social para a comunidade acadêmica , no auditório Pércio Reis, localizado no Centro de Tecnologia (CT) – prédio 7 do campus. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como o reitor, Felipe Müller, e o pró-reitor de Extensão, João Rodolpho Amaral Flôres. Após a solenidade, a coordenadora do projeto, Caroline Goerck, deu inicio à apresentação do que seria a incubadora social e as suas especificidades. Goerck explanou sobre as linhas propostas para a UFSM, que são: empreendimento de economia popular solidária; de agroindústrias familiares e de projetos culturais.

 

 

O projeto piloto da incubadora social, financiado pelo Programa de Extensão Universitária (Proext 2011) e coordenado pela professora dra. Caroline Goerck, será iniciado em janeiro de 2012. Essa incubadora visa apoiar grupos em situação de vulnerabilidade social, assessorando-os organizativa, técnica e administrativamente, disponibilizando a infraestrutura necessária de forma integrada e contínua para o desenvolvimento do empreendedorismo. Segundo a coordenadora, esse projeto foi uma solicitação da UFSM para conciliar conhecimento científico com assessoria social. "Esse empreendimento vai gerar emprego e renda, proporcionando uma melhora na qualidade de vida das pessoas e saindo do simples assistencialismo", afirma o Reitor Felipe Muller.

 

 

A partir do momento em que o projeto for efetivado compreenderá três etapas. A primeira fase é a pré-incubação, que é a fase em que representantes de empreendimentos demandam a análise prévia de potenciais sociais para "negócios" no entorno da UFSM. Em seguida, vem a etapa de incubação que representa a fase de acompanhamento sistemático do empreendimento por técnicos da incubadora que determinarão as ações a serem desenvolvidas. Por fim, acontece a pós-incubação que consiste na fase de realização de ações pontuais, onde a incubadora promove aconselhamentos e proposições de decisões estratégicas para autonomia dos empreendimentos.

Repórteres:

Greice Marin e Bárbara Barbosa – Acadêmicas de Jornalismo da UFSM

Edição:

Gisele Dotto Reginato – Professora da disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II.

Matéria produzida na disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II do curso de Jornalismo – UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-3186

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes