Quatro anos de contemplações do Mérito Extensionista

Desde de 2008, a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM passou a conceder o prêmio “Mérito Extensionista – Dr. José Mariano da Rocha Filho”, em edição anual, às Ações de Extensão da UFSM de reconhecida contribuição à comunidade local e/ou regional. Em 2011, a solenidade de premiação das ações do Mérito Extensionista ocorrerá no dia 15 de dezembro, às 9 h, na sala 218, segundo andar do prédio da Reitoria. O evento tem o apoio da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) e de Uglione S.A – Concessionária Chevrolet.

A inserção extensionista da Universidade Federal de Santa Maria tem contribuído, através de suas diferentes áreas do conhecimento, para alavancar o progresso econômico, social e cultural do estado do Rio Grande do Sul e de regiões brasileiras. Levando-se em conta a dimensão alcançada pela Instituição, nesses 50 anos, a Pró-Reitoria de Extensão propôs no ano de 2008 a criação do Mérito Extensionista como reconhecimento público ao trabalho realizado por membros da comunidade universitária, e de valorização da memória do Dr. José Mariano da Rocha Filho, o reitor fundador da UFSM.

A sistemática de submissão de ações é baseada em uma escolha anual de três áreas temáticas de extensão, feita pela Câmara de Extensão da UFSM; indicação de até três Ações Extensionistas por parte das Unidades Universitárias, juntando um total de até 45 Ações, para concorrer nas áreas temáticas definidas; encaminhamento das Ações para serem julgadas por comissão externa, que deverá considerar a significação social e/ou cultural e/ou econômica do objeto da ação extensionista no município ou na região, além de objetivos, pertinências metodológicas e informações sobre a população beneficiada e resultados comprovados da ação.

A premiação é feita por meio de certificado de reconhecimento institucional e brindes (equipamento de informática) oferecidos por entidades apoiadoras.

No seu histórico constam as seguintes ações contempladas:

2008:

– Ação “Festival Internacional de Inverno da UFSM”, com os coordenadores: Angela Maria Ferrari; Ana Lúcia de Marques e Louro; Guilherme Sampaio Garbosa;

– Ação “Projeto de Ação Social Amigo do Carroceiro”, sob coordenação de Luis Antonio Sangioni;

– Ação “Ciência Viva – UFSM: Um polo Difusor de Ciência”, coordenação de Hugo Tubal Schmitz Braibante.

O homenageado especial da primeira edição do Mérito Extensionista foi o prof. Ubiratãn Tupinambá da Costa, pelos relevantes serviços prestados a UFSM na coordenação institucional do Projeto Rondon.

2009:

– Ação “A viagem de Kemi”, de coordenação da professora dra. Marta Regina Lopes Tocchetto;

– Ação “Núcleo de estudos sobre agricultura familiar”, com coordenação do professor dr. Danilo Rheinheimer dos Santos;

– Ação “Banco de sementes comunitário em propriedades familiares vinculadas ao projeto Esperança/Cooesperança”, coordenada pelo prof. ms. Abel Penerai Lopes.

Nesse ano, também foram homenageados: o reconhecimento póstumo da atuação extensionista da prof. dr. Marisa Oliveira Natividade e pelos 10 anos de atuação do Pré-Vestibular Popular Alternativa.

2010:

– Ação “Geração de Renda e Inclusão Social Através da Atividade Leiteira entre os Agricultores Familiares no Município de Palmeira das Missões/RS”, coordenada pelo prof. Rogério Fôlha Bermudes;

– Ação “Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen”, de coordenação de Cláudia Herte de Moraes;

– Ação “5º Simpósio de Arte Contemporânea: Poéticas Digitais”, com coordenação da prof. Nara Cristina Santos.

O homenageado especial do Mérito Extensionista em 2010 foi o prof. Ênio Guerra, do Centro de Artes e Letras, pela atuação e coordenação, juntamente com o prof. Marco Antonio de Almeida Penna, da ação de extensão “Concertos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria na Região Sul”.

Repórter:

Bianca Jaíne Souza – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.