Grupo Arte e Design da UFSM participa de exposição na Itália

Os integrantes do Grupo de Pesquisa Arte e Design (GAD) da UFSM atuam em Santa Maria e região desde 2009, realizando exposições com base em seus objetivos de pesquisa em Poéticas Visuais, sobretudo nas linhas de Arte e Tecnologia e em Design de Superfície. Agora, eles foram mais longe. O grupo está participando de uma mostra coletiva na Itália, a ibri [dati] (tradução hibri[dados]), que acontece até 15 de fevereiro, no espaço expositivo do Meykadeh Libreria Cafè, na cidade de Florença.

Na exposição, os 14 participantes mostram suas pesquisas a partir de um projeto coletivo baseado na hibridação entre arte e design. Para a elaboração dos trabalhos, definiram-se alguns parâmetros, como predominância bidimensional, tipo e tamanho do formato, uso da cor, modulação repetitiva, entre outros. Dessa forma, compõem a exposição uma diversidade de manifestações que explora a imagem digital em suas distintas possibilidades, a linguagem da estamparia, a utilização de materiais específicos (pertinentes às pesquisas pessoais), cada uma delas e todas ao mesmo tempo, buscando elementos advindos dos campos da arte e/ou design.

A equipe do GAD é formada por universitários de cursos de graduação e pós-graduação da UFSM, sob a coordenação da professora Reinilda Minuzzi.

Participam da mostra:

Ana Carolina de Lima (Graduação em Artes Visuais – UFSM)

Carolina Reichert (Mestrado em Artes Visuais – UFSM)

Cristiane Ziegler (Especialização em Design para Estamparia – UFSM)

Daniel Rangel (Graduação em Artes Visuais – UFSM)

Elias Maroso (Especialização em Design para Estamparia – UFSM)

Graça Garcia (Especialização em Design para Estamparia – UFSM)

Giovane Pereira (Graduação em Artes Visuais – UFSM)

Luise Aranha (Graduação em Artes Visuais – UFSM)

Marianna Stumpp (Mestrado em Artes Visuais – UFSM)

Rogério Schraiber (Mestrado em Artes Visuais – UFSM)

Odete Calderan (Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC)