Sem nunca parar de crescer

Um espaço em que pequenos pezinhos experimentam novas impressões e, ao mesmo tempo, os narizinhos tem o prazer de provar diferentes cheirinhos de flores, plantas e temperos. Assim é o Jardim das Sensações no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, que nos próximos dias transformar-se-á em Unidade Universitária de Educação Infantil.

A mudança não se restringe apenas ao nome, mas também no que se refere a novas normas de funcionamento, incluindo financiamento e investimento, que passam a partir desse mês (março) a vir diretamente do Ministério da Educação (MEC), com a Resolução nº 1, de 10 de março de 2011, que estabelece essas novas regras para as Unidades Universitárias de Educação Infantil, antigas creches das universidades federais. “Precisávamos nos unir para conquistar melhorias para Educação Infantil. Hoje, são 20 Unidades Universitárias”, declara a diretora do Ipê Amarelo e presidente da Associação Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil (ANUUFEI), Viviane Ache Cancian.

Outra alteração está ligada ao fato de que o Ipê Amarelo abrirá suas portas para crianças de 0 a 6 anos da comunidade santa-mariense, ou seja, ela não atenderá apenas dependentes de servidores e alunos da UFSM. No entanto, o que num primeiro momento parece não ser tão bom para a comunidade universitária, possibilitará que a Unidade passe, no decorrer do tempo, a ser uma Escola de Aplicação (Ensino Fundamental), como a já existente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Esse sonho é nosso e de todos pais”, destaca ela.

Com relação a número de vagas, a diretora esclarece que serão obedecidas as Diretrizes Nacionais de Educação Infantil (2009), que estabelece de 5 a 8 crianças para um adulto. “Isso no que se refere ao berçário”, alerta Viviane. O Ipê Amarelo oferece desde o ano passado mais essa turma, por entender que a Educação Infantil não começa quando a criança atinge um ano de idade. “De acordo com pesquisas, quanto mais cedo a criança interagir com outras, melhor será seu desenvolvimento”, comenta a presidente da ANUUFEI.

O Ipê Amarelo, com seus 22 anos, conta hoje com sala de Fonoaudiologia, salas de aula, sendo sete delas de turno Integral, sala de Computação, Brinquedoteca, almoxarifado, refeitório Infantil, refeitório dos funcionários e professores, cozinha, lactário e almoxarifado da Nutrição, sala de Vídeo, instalações Sanitárias, lavanderia, sala de Recursos (dirigida a portadores de necessidades especiais), além do pátio, da pracinha e do Jardim das Sensações, que em breve passará a ter o nome de Bruna Rigo, ex-professora da Unidade, falecida no ano passado, em decorrência de um acidente de trânsito. “Ao todo são 14 turmas, o que soma 238 vagas, atendidas por 24 bolsistas, 9 funcionárias, 14 “profes”, duas coordenadoras pedagógicas, além da diretora e da vice”, relata Viviane.

Ela destaca ainda que em breve será aberto edital para novas vagas, já que as Unidades, por determinação do MEC, tem que se transformar em Centro de Referência.

História – O Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, idealizada como creche da UFSM, tem como marco inicial de suas obras abril de 1973 a partir da solicitação dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria. Sua Instalação definitiva ocorreu 16 anos mais tarde (1989).

Após sua administração passar pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e pelo Centro de Educação, por ser definido como um projeto de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Desenvolvimento Infantil  (NDI ––Centro de Educação), conforme a resolução 012/02 da UFSM, o Ipê está localizado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolve atividades de cuidados e educação de crianças de 0 a 6 anos de idade, em turnos parcial ou integral durante todo o ano.

Repórter:

Graziela Braga.