CCNE integra ações do “pH do Planeta – Experimento Global”

Dando seqüência às atividades iniciadas em 2011, alusivas ao Ano Internacional de Química, na próxima semana (19 a 23), sempre às 9h, os alunos das Escolas Municipais de Santa Maria irão participar da atividade “pH do Planeta – Experimento Global”. A ação consiste na medição do pH da água do Arroio Cadena e Vacacaí Mirim, que ficam próximo às escolas, e será executada pelos estudantes, acompanhada por professores e comunidade. A atividade é uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Educação SMEd/SM e Ciência Viva do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria, com parceria da Sociedade Brasileira de Química (SBQ e AIQ).

O evento faz parte de uma ação global proposta pela Unesco e União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e busca coletar amostras de água de diversos pontos do Brasil e do mundo. O resultado obtido pelos alunos será lançado no Banco de Dados Nacional do Experimento Global.

O calendário de ações está assim formulado:

19 de março – EMEF Dom Luiz victor Sartori- Zona Sul (Arroio Cancela)

20 de março – EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto – Zona Norte (Arroio Cadena)

21 de março – EMEF Altina Teixeira – Zona Oeste (Arroio Cadena)

22 de março – EMEF Hilda Vasconcellos – Zona leste (Vacacai Mirim)

23 de março – EMEF Lourenço Dalla Corte – Camobi (Vacacai Mirim)

Os participantes da iniciativa são: coordenadora Pedagógica (SMEd/SM), Véra Simon; diretor Ciência Viva (CCNE – UFSM) e secretário SBQ, Hugo Braibante; mestrando Programa Ciências da Vida e Saúde (UFSM), Leandro da Silva Friedrich; e as bolsistas PIBID Química (UFSM), Ana Carolina Miranda e Ângela M. Durand.