Brasil em pauta

Esteve presente na Universidade, no último dia 16, o atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann. Na palestra Brasil, o gigante adormecido. Dilemas e desafios econômicos do século XXI, o economista tratou de assuntos da atualidade, trazendo questões como a posição do Brasil frente a crises mundiais e as necessidades de mudança do país para os próximos anos. Pochmann começou a palestra de forma descontraída, contando que se identifica com Santa Maria e até prestou vestibular na cidade no início de sua carreira.

Gaúcho de Venâncio Aires, Pochmann é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Ciências Políticas e em Relações do Trabalho. Possui ainda mestrado e doutorado na área, pela Universidade de Campinas (Unicamp), instituição na qual é professor desde 1995. Já foi consultor do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e está na presidência do IPEA desde 2007.

No bate papo, Pochmann trouxe ainda dados interessantes, através dos quais ilustrou a real situação sócio-econômica do Brasil. “Ainda que nosso país seja a sexta maior potência do mundo, existem 16 milhões de pessoas que vivem com menos de dois reais por mês”, ponderou Pochmann. Contrastes como esses complementaram a palestra que iniciou às nove horas da noite da última sexta-feira.

Após a explanação do presidente do IPEA, que durou cerca de uma hora, foi aberto espaço para perguntas do público que lotou o auditório do Centro de Ciência Sociais e Humanas. A palestra foi um convite da coordenação do curso de Relações Internacionais, juntamente com o diretório acadêmico do curso.

Repórter:

Natascha Carvalho – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.