Amor à leitura e à escrita

“A minha certeza/fica em cada dúvida retida./Porque todas as incertezas/não rimam na poesia./Se tenho…”. Esse poema foi retirado do site Mural dos Escritores, chama-se “Loucura de Amor” e é de autoria do prof. do colégio Edmundo Pilz em Santa Rosa e aluno do EAD da UFSM, Roque Aloisio Weschenfelder. Se todas as incertezas não rimam, as certezas transformam-se em esforço e reconhecimento, atitudes que o prof. Roque cultiva apaixonadamente pela arte literária. Uma paixão que começou para o pequeno Roque, ouvindo o pai ler em alemão; só aos oito anos de idade, que Roque aprendeu a ler em português e, desde então, não parou de escrever.

O prof. Roque estudou em supletivo para os 1º e 2º graus e se graduou em licenciatura curta em Letras pela faculdade Dom Bosco. Como a licenciatura era em 1º grau (atual ensino fundamental), isso o levou a fazer o curso de Letras Português – Licenciatura, no polo Três de Maio do EAD na UFSM. Roque lecionou em escolas particulares e públicas. Atualmente, trabalha na escola Escola Estadual de Ensino Médio Edmundo Pilz de Santa Rosa, onde tem o prazer de ensinar o EJA para ensino médio.

Aos 28 anos, Roque foi para Santa Rosa concluir a faculdade e trabalhar para o SESI. Nesse tempo, contribuía com textos para um jornal local, quando venceu um concurso literário de crônicas do Correio do Povo. Em 2001, com O Sucesso da Mescla Gaúcha sobre etnias do Rio Grande do Sul, obteve o 3° lugar; em 2002, ele venceu o mesmo prêmio com A Paz que Eu Quero. Em parceria com outra professora e 20 alunos do ensino médio, venceu a Viagem Nestlé Pela Literatura com o texto Roda do Tempo. Daí em diante, o professor não parou de participar de concursos literários tendo obtido prêmios pelo Brasil afora e um em Portugal.

Além de estudar no EAD, e ensinar para colégios em Santa Rosa, o professor Roque é colunista do site Gosto De Ler; publica poemas no Mural dos Escritores; possui três blogs; conta no Orkut, Twitter e Facebook. Ele veicula seus textos nas redes sociais, pois é um recurso que muitas pessoas usam, mas diz que para textos de concurso, ou por encomenda, ele se desconecta do mundo virtual para se concentrar no texto à caneta.

Além de manter seus contatos e trabalhos disponibilizados na rede, Roque também aparece em edições impressas. Weschenfelder está presente em mais de 80 publicações antológicas e tem quatro livros publicados: Mundo de Impressões, de poesia; A Borboleta Brilhante, livro para o público infantil; O Ouro dos Dias, coletânea de textos premiados com poesia, crônica, conto, haikai e poetrix; e o mais recente livro de contos Restos Mort@is, disponível no site da editora PerSe.

Percebe-se que a vida do professor Roque é dedicada ao amor, à leitura e à escrita. Sereno e gentil por sua disposição em falar sobre sua vida e humilde por dizer “desculpe” se houve algum erro de gramática. Para certeza de todos, o prof. Roque vai continuar escrevendo por paixão e rimar suas incertezas.

Repórter:

Leonardo Cortes– Acadêmico de Jornalismo.

Edição:

Lucas Dürr Missau.