Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento do Centro de Processamento de Alto Desempenho da UFSM



 

Entra oficialmente em operação, no dia 17 de abril, às 10h30min, o Centro de Processamento de Alto Desempenho (CPAD) da UFSM, tendo como principal objetivo facilitar o processamento de equações matemáticas, simulações na química, física, engenharias e em outras possíveis áreas.

O CLUSTER, como é chamado, é um equipamento que possibilita o processamento de equações e simulações mais complexas. Segundo o diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD), Fernando Rocha, o Cluster é como se fosse um conjunto de computadores que podem ser visualizados pelo programa do pesquisador como um único computador, mas que possui alto poder de processamento, como se unissem dez computadores comuns em um só.

O Cluster computacional adquirido está instalado no Datacenter do CPD da UFSM. A função do CPD neste processo é ser um “prestador de infraestrutura”, pois é no CPD que há melhores condições físicas de se instalar este tipo de equipamento, que necessita de um ambiente especializado, com ar-condicionado adequado, para uma temperatura sempre correta. Além da tentativa de garantir que o equipamento falhe o menos possível.

Rocha comenta que, em 1993, a UFSM comprou um equipamento comprocessador vetorial, um componente a mais, que também ajudava no tipo de processo que o Cluster auxilia. Porém, ele foi desativado em meados dos anos 2000. Dessa maneira, os pesquisadores precisavam pedir autorização para acessar o CENAPAD de São Paulo, para, assim, ter acesso a computadores com maior desempenho.

 

 

Na UFSM, hoje, existem cerca de 30 usuários cadastrados desde novembro e que tem acesso a esse sistema. O objetivo agora é estimular o uso desse tipo de computação, para que cada vez haja um poder de processamento maior para que os pesquisadores possam expandir suas pesquisas.

Após o lançamento oficial do sistema, todos os pesquisadores da Universidade que adquirirem esse tipo de programa devem se dirigir ao CPD para armazenar essa aparelhagem e, assim, institucionalizar o uso, já que é um sistema baseado em parcerias: quanto mais pesquisadores utilizam o programa, maior é o poder de processamento.

Outras informações a respeito do CLUSTER podem ser obtidas através do site, CLIQUE AQUI

Repórteres:

Mariana Cunha Fontana e Bianca Jaíne Souza – Acadêmicas de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-4781

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes