Entre histórias e números

Durante os mais de 50 anos de existência, desfilaram pela UFSM milhares de histórias. Histórias de grandes líderes, de grandes professores, de técnico-administrativos, de alunos. Algumas delas ficarão imortalizadas em livros e imagens.  Enquanto outras, desconhecidas da maioria, tendem a se perder ao longo do tempo. São milhares de possíveis personagens que cruzam diariamente por nós na UFSM. Cada um com uma riqueza própria. Marcelo Ercolani é um deles.

Todos que, em algum momento, tiveram de passar pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM devem conhecê-lo. Talvez muitos já tenham recorrido a ele. Seja para pedir um ofício, um atestado, uma análise de projeto. De sorriso fácil e sempre disposto a ajudar, Marcelo se destaca não apenas como profissional, mas como pessoa.

Mesmo perdendo seu pai, de profissão contador, ainda na infância, os números seguiram na vida de Marcelo. Formado em Ciências Econômicas e com Especialização em Contabilidade Pública, ocupa há quatro anos o cargo de Assistente Administrativo na PRE. Mesmo focado na área dos projetos de extensão, na parte de editais e análises, ele colabora com os demais serviços requisitados pela PRE: “Aqui a política é de que mesmo com suas áreas todo mundo faça tudo, se ajudando” – afirma.

Antes de trabalhar na UFSM, Marcelo foi funcionário administrativo da prefeitura, entretanto, o trabalho que mais o marcou foi o de professor. Depois de formado trabalhou como docente dos cursos técnicos da Escola Maria Rocha: “Tive a oportunidade de participar com a disciplina de Economia, Contabilidade, Matemática Financeira, Estatística e Introdução à Informática. Trabalhei praticamente com todas as turmas de Secretariado, Contabilidade e Técnico em Informática”.

A experiência lhe traz saudades até hoje. Formado em um curso voltado ao bacharelado, Marcelo descobriu ali uma oportunidade de crescimento: “Sem experiência em licenciatura, foi meio assustador de início. Mas depois participei de um curso oferecido pelo governo, o qual era chamado de Esquema Um, que é uma adaptação pedagógica para os bacharéis. Agora, sou bacharel e licenciado em economia”.

Planos não faltam a ele. Seguindo sua sina numérica, atualmente prepara-se para concorrer ao Mestrado em Administração Pública da UFSM, enquanto cursa Graduação em Contabilidade por EAD: “E quem sabe, futuramente, um doutorado e a docência na própria UFSM?” – afirma Marcelo.

As paixões dele, entretanto, não podem ser limitadas ao campo numérico. Giulia e Mirela. Esses são os nomes que fazem o funcionário dedicado da PRE transformar-se no pai e marido. Casado há 13 anos com Mirela, formada em psicologia e professora de Literatura da escola Manoel Ribas, tem uma filha de 12 anos, Giulia. Ao falar sobre elas, Marcelo esquece toda a timidez que afirma ter.

“Eu e minha mulher tínhamos uma amiga em comum. Um dia ela me convidou para sairmos com um grupo de amigos e disse para nos encontrarmos na casa de uma amiga dela. Foi assim que acabei batendo à porta da minha futura mulher. Duas semanas depois estávamos namorando”.

Apaixonada por samba, Giulia faz Marcelo acompanhá-la em suas atividades. A menina já ensina samba em sua escola, a Unidos do Itaimbé. Além de participar durante todo o ano de atividades de carnaval, ela também é prenda. Marcelo se diverte com a disposição da filha para tantos eventos. “Onde tem uma passarela ela está. Já viajamos com ela para participar de vários concursos.”

Além da relação com sua família, Marcelo destaca a relação que mantém com os colegas de trabalho. “Eles são verdadeiros amigos. A relação que tenho com todos aqui da PRE e também com pessoas de outros setores da UFSM é de camaradagem, ajuda mútua.” Muito do que aprendeu até hoje ele credita à instituição e a cada um desses colegas, que sempre o apoiaram “Quando falo que vou participar de um concurso ou uma seleção, todos me dão a maior força. Torcem pelo resultado positivo.”

Feliz, Marcelo enfrenta cada dia de trabalho com um sorriso no rosto, certo de que está fazendo a coisa certa. E os que estão ao lado dele, sejam seus colegas de trabalho ou aqueles que vão lhe pedir auxílio, agradecem a atitude. Marcelo é mais um dos milhares que ajudam a construir a história da UFSM a cada dia. Entretanto, na história dos que, em algum momento, passaram por sua vida, ele é bem mais que isso.

Repórter:

Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.