UFSM sedia III Reunião do Comitê Acadêmico de História, Região e Fronteiras

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, acontece na UFSM a III Reunião do Comitê Acadêmico de História, Região e Fronteiras, da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM). A AUGM existe há 21 anos, possui núcleos e comitês acadêmicos, que são grandes grupos de pesquisa dentro das universidades que a compõem. Assim, áreas do conhecimento se agregam promovendo atividades conjuntas.  O comitê História, Regiões e Fronteiras surgiu, em 2003. A partir daí, anualmente, fazem-se reuniões com a finalidade de relatar as atividades desenvolvidas durante o ano.

O comitê de história cresceu e suas atividades frutificaram. Assim, fizeram-se necessárias reuniões específicas. A reunião sediada na UFSM é a primeira no Brasil e a terceira com essa característica, sendo que as anteriores foram realizadas em Montevideo e Córdoba. A proposta para que a UFSM sediasse o evento foi levada pela professora dra. Maria Medianeira Padoin, que também é a Coordenadora Geral da conferência representante do Brasil. A oferta foi aceita e apoiada pelas demais universidades.

Além de professores do Centro de Ciência Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM, comparecem no evento professores de universidades da Argentina, do Chile e do Uruguai. Todos eles envolvidos com programas de pós-graduação nas áreas de história, antropologia, sociologia, letras, entre outras, que tem por tema a questão história, regiões e fronteiras. “É um momento importante de troca de experiências, em relação ao que se tem sido feito em cada universidade, e em conjunto”, destaca Medianeira.

É uma oportunidade excelente para os alunos da instituição, uma vez que professores, durante essa semana, estão sendo aproveitados para dar aula no mestrado em História, como é o caso das professoras Ana Frega Novales (UDELAR, Uruguai) e Valentina Ayrolo (UNMDP, Argentina). Para os alunos de graduação, o evento também é de grande relevância, pois os acadêmicos podem ter contato direto com autores que trabalham em sala de aula. Como o prof dr. José Carlos Chiaramonte, que ministrou uma palestra na manhã desta quinta-feira, abordando um de seus importantes eixos de estudo que é a independência das colônias hispano-americanas.

O Reitor Felipe Müller destacou em sua fala de abertura, na manhã da quinta-feira (26), a importância de um evento dessa magnitude na área de humanidades, que nem sempre ganha destaque. E atribuiu como fator positivo a localização geográfica de Santa Maria: “Se ao mesmo tempo estamos 300km distantes de tudo, estamos 300km perto de tudo. Estamos perto do Paraguai, Uruguai e Argentina. É uma posição estratégica”, concluiu o reitor.

A conferência é de grande validade para o Programa de Pós-graduação em História (PPGH), que tem apenas um ano de existência, e já organiza um evento dessa magnitude. Além disso, a Universidade está tendo grande visibilidade ao sediar o congresso, tanto em âmbito nacional como internacional, por meio dos demais países que comportam Universidades componentes da AUGM.

Repórter:

Patrícia Michelotti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.