Cepetro: consolidando a parceria entre a UFSM e a Petrobras

Na última quinta-feira (10), foi inaugurado na UFSM o Centro de Estudos em Petróleos Extra Pesados (Cepetro). Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFSM, Felipe Martins Müller; o Gerente de Tecnologia e Processamento Primário da Petrobras, Roberto Carlos Gonçalves de Oliveira; a presidente da FAPERGS, Nádya Silveira; e o coordenador do Centro de Estudos em Petróleo da UFSM, Érico Marlon Moraes Flores, além de outros professores e alunos do CCNE que auxiliaram nas pesquisas e na consolidação da parceria.

Abrindo a solenidade, o professor Érico Marlon resgatou o início das pesquisas do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA), do Departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas que, iniciadas em 2004, deram origem à parceria com a estatal. Érico também agradeceu a todos que ajudaram na concretização do Cepetro, o qual ele se referiu como sendo “um sonho realizado”.

O representante da Petrobras, Roberto Carlos Gonçalves de Oliveira, falou sobre a iniciativa da estatal de investir nas universidades e de como as pesquisas realizadas na UFSM são importantes, principalmente após a descoberta do pré-sal e da necessidade de aprimorar as tecnologias utilizadas para refino do petróleo. Encerrando a solenidade, o reitor Felipe Muller ressaltou a importância do centro como laboratório-escola, preparando os futuros profissionais da área para o mercado de trabalho.  O reitor também destacou a importância das pesquisas como forma de aproximar a universidade da sociedade, ajudando a tornar um dos produtos mais usados no mundo, o petróleo, de melhor qualidade e menos danoso ao meio ambiente.

A ligação entre a estatal e o grupo de pesquisa se iniciou quando a Petrobrás buscava grupos que tivessem experiência com energias alternativas, como o ultrassom e o micro-ondas. Achando isso na UFSM, aliado ao conceito máximo do CNPq no Programa de Pós-Graduação em Química, efetuou-se a parceria. Desde então, o grupo de pesquisa LAQIA, sob coordenação do professor Érico Marlon de Moraes Flores, desenvolve dois projetos para a estatal.

Os projetos vêm sendo desenvolvidos por dois grupos de pesquisa. O primeiro é focado no melhoramento do petróleo extra-pesado, através da aplicação de micro-ondas, método que facilita o refino e a produção de derivados a partir desse óleo. O petróleo extraído vem misturado principalmente com água salgada, uma mistura estável e difícil de separar.  Esse sal precisa ser retirado, para que não cause prejuízos, corroendo tubulações por exemplo. O petróleo brasileiro, em sua maioria, é pesado ou extra-pesado, Quanto mais pesado o petróleo, mais difícil é separá-lo da água salgada. As tecnologias atuais não são muito efetivas nesse processo, por isso o projeto pesquisa processos de separação baseados em micro-ondas.

O segundo grupo de pesquisa visa tornar mais eficiente a remoção dos elementos contaminantes de óleo diesel, principalmente o enxofre, poluidor do meio ambiente, sendo um dos principais causadores da chuva ácida. Com o uso da tecnologia do ultrassom, os pesquisadores do LAQIA estão conseguindo resultados efetivos nesse processo.  Eles mostram redução drástica da quantidade de enxofre no combustível surpreendendo, até mesmo, os técnicos da Petrobras.

Localizado no prédio 67A, ao lado da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), o conjunto de laboratórios é fruto da parceria entre a Petrobrás e o LAQIA e conta com três andares e 1.130 metros quadrados de área, além de equipamentos necessários às pesquisas realizadas no local. A estrutura ainda foi projetada visando causar o mínimo de dano possível ao meio ambiente, contando com reaproveitamento da água da chuva, da água utilizada nas pesquisas, aproveitamento da luz do sol e dispersão de calor para reduzir o uso de condicionadores de ar.

A Petrobras investiu quase R$ 3 milhões na construção do Cepetro e outro convênio firmado garante a soma de mais R$ 2 milhões para compra de novos equipamentos.  No total, são seis laboratórios: de preparo de emulsões, ultrassom, de micro-ondas, de caracterização de petróleos, de processos de desemulsificação e um laboratório de cromotagrafia, além de salas administrativas e um auditório para 72 pessoas. Abaixo, mais fotos dos laboratórios no CEPETRO.

Entre os pesquisadores do LAQIA, estão os professores Valderi Luiz Dressler, José Neri Paniz e Edson Müller, do Departamento de Química e Juliano Barin, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Rurais. A construção do centro, além de ampliar e consolidar ainda mais as pesquisas do grupo, abre caminho para novas parcerias entre a UFSM e a Petrobras.

Repórter:

Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Dürr Missau.