Cartas de baralho são tema de mostra na Itália

A Universidade Federal de Santa Maria está cada vez mais se mostrando no exterior. Alunos do curso de Desenho Industrial, orientados pelos professores Carlos Gustavo Martins Hoelzel e Marilaine Pozzati Amadori, que é doutoranda na Universidade de Florença (UNIFI), Itália, tiveram a oportunidade de expor alguns de seus trabalhos na Semana do Design em Florença, a Florence Design Week, de 22 a 27 de maio.

Os expositores UFSM tiveram a oportunidade de participar de duas mostras. Esposizione del Corso di Disegno Industriale dell’Università Federale di Santa Maria, Brasile, na Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze, em que foram apresentados banners, contando a história do curso e também mostrando alguns trabalhos desenvolvidos, bem como projetos orientados pelos professores do curso. A outra mostra, Carte da Gioco ocorreu na Sala Ex Chiesa Delle Leopoldine.

As duas mostras surgiram através da professora Marilaine que, como doutoranda também leciona na Universidade de Florença, teve a idéia de fazer uma pesquisa, trabalhando então a proposta da escolha do tema gerador; seleção dos referenciais; geração de ideias e, por fim, a execução das três cartas do baralho, Rei, Dama e Valete. O objetivo era realizar essa pesquisa na UFSM e na UNIFI, fazendo então, com que houvesse uma troca de conhecimento. “Como estou na finalização da tese, graças à tecnologia consegui fazer as orientações com os alunos via Skype, em três sessões, ou aulas e tirei dúvidas”, explica a professora.

A proposta de Marilaine, que teve total apoio do curso de Desenho Industrial aqui na Instituição, segue a ótica de Paulo Freire, ou freiriana, em que, o trabalho é baseado no contexto cultural de cada aluno, tornando cada projeto único. Para Marilaine, o trabalho “é também uma forma de comparar Brasil e Itália, ou mais especificamente, o Rio Grande do Sul e a Toscana”.

Como cada Universidade tem seu próprio currículo, os trabalhos foram desenvolvidos em disciplinas específicas, Projeção I na UNIFI e Design Contemporâneo aqui na UFSM. Todos os alunos matriculados nestas disciplinas tiveram a oportunidade de participar desta troca de conhecimento, porém, nem todos concluíram a tempo das mostras. Apenas 14 alunos da UFSM puderam ter seus trabalhados expostos na cidade que, por muito tempo, foi considerada capital da moda.

O objetivo agora é trazer os trabalhos dos alunos da Universidade de Florença para a UFSM, com a finalidade de conhecer um pouco mais do estilo dos italianos, bem como do próprio país, promovendo assim um intercâmbio cultural.

Repórter:

Andréa Ortis – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.