Inscrições para o Vestibular 2012 estão abertas até o dia 10 de agosto

Desde o dia 2, estão abertas as inscrições para o Vestibular UFSM 2012. Neste ano, o concurso, que oferece 4.361 vagas distribuídas 97 cursos de graduação em seus três campi traz algumas novidades como a realização das provas na parte da tarde, além do novo curso de Dança.

Atualmente, o Concurso Vestibular conta com dois tipos de provas. O Processo Seletivo Único, no qual o candidato realiza uma única prova divida em três dias referentes ao conteúdo do ensino médio. E o Processo Seriado, que substituiu o Programa de Ingresso ao Ensino Superior (PEIES). Nele, o candidato realiza uma prova por ano, durante três anos ou mais, também com conteúdo referente aos anos escolares. Essa opção é recomendada para alunos que, assim como no PEIES, estejam cursando o ensino médio.

O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), Celso Arami Marques da Silva, conta quais as mudanças no Vestibular 2012, e como está sendo a preparação para o concurso que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Natascha Carvalho – Quais as mudanças que ocorrem no Concurso Vestibular 2012 em relação ao do ano passado?

Celso Arami – Na estrutura da prova, não haverá mudança, seguem as 143 questões no processo único dividas nos conteúdos referentes ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Lembrando que não há um aumento de vagas, o que acontece é que, a partir deste ano, 20% das vagas que eram destinadas ao PEIES, serão todas destinadas aos que concluem o Processo Seriado 3 (PS-3) e aos candidatos do processo único. A única mudança em relação ao número de vagas é o aumento em oito vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo, somadas às 15 destinadas ao curso de Dança que terá sua primeira turma entrando no início do ano que vem.

N.C. – Até sexta-feira, dia 6, os candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição. Como deve ser feita essa solicitação?

Celso Arami – Para pedir a isenção, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. Somente após ter feito o pedido de isenção (que pode ser realizado no site da Coperves), e ter sido aceito, é que o candidato faz sua inscrição (também a ser realizada no site). Assim, o sistema irá gerar um boleto, que apesar de vir sem valor de pagamento, é o que confirma a inscrição.

N.C. – Desde janeiro de 2010, as provas do Vestibular UFSM são descentralizadas, acontecendo em diversas cidades do estado, além de Santa Catarina e Paraná. O que isso contribui para o processo do concurso?

Celso Arami – A mudança mais visível foi o aumento no número de candidatos. O histórico dos últimos seis anos ficava em torno de 18 mil candidatos por edição do Vestibular. A partir de 2011, com as provas sendo realizadas em outras cidades, esse número subiu para 25 mil candidatos, e a expectativa é que aumente ainda mais.

Por que este ano o Vestibular acontecerá em um final de semana em 2012?

Celso Arami – Por uma questão prática. Nós esperamos 20 mil candidatos a serem distribuídos pelos locais de prova em Santa Maria, que incluem os colégios da cidade. Como estamos fazendo o Vestibular em dezembro, e isso compreende o período de aula nas escolas, precisamos interferir o mínimo possível na rotina dessas instituições. Outra questão, que influenciou a decisão da data no final de semana, foi período de exames na Universidade. Para que não haja uma quebra nessa semana de exames, há um pequeno recesso – para o Vestibular – e seguem as atividades acadêmicas.

N.C. – Como irá funcionar a questão dos Sabatistas, já que o segundo dia de prova ocorre em um sábado?

Celso Arami – No processo de inscrição, o candidato já informa se é sabatista. Dessa maneira, o primeiro dia de prova (sexta-feira, dia 7) ocorre normalmente. No sábado, às 14h, hora que inicia a prova, todos os sabatistas entram na sala, e permanecem aguardando até às 19h, horário que o sol se põe, para iniciarem a prova. A partir desse horário eles começam a prova, e têm as mesmas 4h para realizarem as questões.

N.C. – No Vestibular 2011, alguns candidatos não conseguiram chegar a seus locais de prova a tempo, no campus da UFSM, alegando trânsito excessivo, ou confusão em relação ao prédio que deveria realizar a prova. Haverá alguma mudança em 2012 para evitar esses problemas?

Celso Arami – No campus da UFSM, cabem cerca de 10 mil candidatos. No ano passado foram 8 mil, e este ano pretendemos pôr mil a menos, então já haverá uma diminuição no número de candidatos realizando provas aqui. Outro fator é que este ano o concurso vai acontecer na parte da tarde, então não esperamos que haja esse tipo de problema, já que os candidatos terão mais tempo para chegar até o campus. Em relação aos locais de prova, é sempre recomendável que os vestibulandos venham um dia antes conhecer o prédio, se possível até conferir a sala, justamente para não ocorrer tumulto na hora de prova.

N.C. – A partir de 2013, acontecem algumas mudanças no Vestibular, como a implantação das disciplinas de História e Geografia na prova PS-1, e Artes, Educação Física e Sociologia na PS-3, em 2015. Como a Coperves está se preparando para isso?

Celso Arami – Como o Processo Seriado é realizado ao longo de, no mínimo, três anos, não podemos fazer muitas mudanças sem que os candidatos tenham concluído todas as etapas. Como esse aumento de questões ocorre em 2015, quem começar o Processo Seriado este ano, precisa, necessariamente, terminar em 2014. Dessa maneira, o aumento de questões e inclusão das disciplinas é um processo paulatino.

Repórter:

Natascha Carvalho – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.