Reitoria encaminha para o CEPE sugestões de mudanças no calendário acadêmico

Na segunda-feira (30), a Administração Central da UFSM encaminhou ao Conselho de Pesquisa e Extensão (CEPE) sugestões para mudanças no calendário acadêmico. As mudanças serão votadas em reunião do CEPE na próxima sexta-feira (3), a partir das 8h, na sala dos Conselhos.

As propostas apontam para a manutenção em aberto do primeiro semestre deste ano, a recuperação das aulas ao longo do segundo semestre e o adiamento do início do segundo semestre em pelo menos uma semana. Além disso, propõe-se a manutenção das reuniões do Conselho em regime permanente, com a possibilidade de reavaliação das atividades acadêmicas a qualquer momento.

A proposta da reitoria considera os dados fornecidos pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) em relação à finalização dos diários de classe e à realização das matrículas pelos cursos de graduação da Universidade. Segundo os dados, quase 60% dos diários de classe da graduação e da pós-graduação foram finalizados pelos professores e mais de 80% dos alunos de graduação realizaram matrícula.

A Pró-reitoria de Graduação constatou que, até o início da greve dos docentes, no dia 28 de maio, haviam sido ministradas 75% das aulas do primeiro semestre, totalizando 12 semanas letivas. Ainda, as ofertas das disciplinas nos cursos foram processadas em sua totalidade.

Ao analisar a possibilidade de adiamento no início do próximo semestre, a Prograd criou uma tabela que simula a extensão do segundo semestre na UFSM, a partir de prováveis datas de início, considerando os cem dias letivos necessários. As datas indicadas podem sofrer pequenas variações, quando do ajuste efetivo do Calendário Acadêmico, tal como para acomodação do número de dias da semana necessários por disciplina.

Por meio de uma consulta realizada junto aos programas de pós-graduação da UFSM, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) não identificou alterações significativas no andamento desses cursos no primeiro semestre. Portanto, acena para a manutenção do calendário.

Com base na consulta feita pela PRPGP, mais de 80% dos programas funcionam com normalidade. Ao avaliar o adiamento do calendário acadêmico, a Pró-reitoria enumera prejuízos institucionais referentes a avaliações dos cursos de pós-graduação, descontinuidade na produção de dissertações e teses geradas nos programas, além da impossibilidade de interrupção de compromissos firmados mediante convênios com órgãos ou instituições internacionais, os quais beneficiam alunos com bolsas.