Forma-se a centésima turma do Curso de Farmácia

O curso mais antigo da UFSM surgiu em 2 de dezembro de 1931 na sede da Delegacia de Saúde, onde aconteceu uma reunião para formar a primeira Diretoria da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Maria. Sob a direção do dr. Francisco Mariano da Rocha, a instalação oficial da faculdade foi na sessão do dia 27 de fevereiro de 1932 também na sede da Delegacia.

A primeira turma terminou a graduação em 1934 com apenas sete acadêmicos. No dia 9 de maio de 1935, ocorreu a solenidade de Colação de Grau da mesma, havendo pela manhã uma missa celebrada na Catedral e pelo bispo diocesano Dom Antônio Reis e, à noite, foi feita uma cerimônia festiva, sendo a oradora e formanda Celeste Mariano da Rocha.

Nos primeiros anos da faculdade, algumas turmas não tinham estudantes inscritos. Por isso, alguns formados se inscreviam para suprir a carência de alunos. Eles assistiam às aulas que não haviam tido na época deles.

Pode parecer apenas mais uma turma de formandos da UFSM, no entanto, esta tem um destaque em especial, sendo a 100ª turma a se formar no curso de Farmácia da UFSM. Detalhe que delega um destaque histórico devido à trajetória iniciada no ano de 1934.

Além de ser o curso mais antigo da Universidade, a formatura da turma traz consigo não somente o prestígio de ter uma educação acadêmica, como também a experiência de ser a 100ª turma de Farmácia da UFSM. Depois de formados, esses novos farmacêuticos irão se lembrar de que participaram de uma turma especial para a universidade.

Segundo o prof. José Edson Paz da Silva, coordenador do curso de farmácia, 85% dos alunos de farmácia no Rio Grande do Sul são empregados nas grandes redes. “Quando ingressam na universidade, nossos alunos não sabem qual a área especifica irão seguir. O curso é bem abrangente, ele tem muitas áreas como alimentos, indústrias e análises clínicas. Esta turma foi bem diversificada nesse sentido, os colegas têm aptidões em todas essas três áreas.”, ressalta o professor.

Muitas pessoas da turma querem continuar na linha acadêmica, o estudante Cairo Butzge diz que 50% da turma vão continuar estudando. “Eles estão cursando mestrado na UFSM e, em outras universidades, muitas vagas de mestrado estão sendo ocupadas por alunos desta turma”, diz Paula Bittencourt, integrante da 100ª turma.

A formatura da centésima turma de Farmácia ocorreu na última sexta-feira (3), no Salão Nobre do Clube Recreativo Dores.

Repórteres:

Karohélen Dias e Leonardo Cortes – Acadêmicos de Jornalismo