Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa da Semana da Pátria e dos Festejos Farroupilhas do município



 

Entidades de Santa Maria reúnem-se anualmente para a organização das atividades alusivas às comemorações da Semana da Pátria e dos Festejos Farroupilhas do município. A UFSM  integra a Comissão Executiva dessas festividades.

Em 4 de setembro, 10h, no Largo do Planetário, acontecerá  a Solenidade Cívica da UFSM com apresentação da banda da Base Aérea de Santa Maria. Em caso de chuva, a cerimônia será transferida para o espaço multiuso (ao lado da Reitoria). Toda a comunidade acadêmica está convidada a prestigiar o evento.

No tradicional desfile de 7 de setembro, a ser realizado na av. Medianeira, com início previsto para as 8h30min, a UFSM desfilará representada por integrantes do Projeto Rondon. O Projeto Rondon foi resultado da ação voluntária de universitários da antiga Universidade do Estado da Guanabara (atual UFRJ), que, em 1967, foram para Rondônia desenvolver atividades para o crescimento daquela região. Na oportunidade, 27 estudantes de diferentes áreas buscaram levar o conhecimento adquirido na universidade para o interior das comunidades amazônicas. Após essa primeira empreitada, a ideia foi institucionalizada em 28 de julho de 1968, através da criação do Grupo de Trabalho Projeto Rondon. A ação foi extinta em 1989 e em 1996 surge o programa Universidade Solidária, cujas ações eram semelhantes ao projeto precursor. Em 2005, o nome Projeto Rondon foi resgatado e retomou suas atividades, sob coordenação do Ministério da Defesa.

A Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e dos Festejos Farroupilhas 2012 é composta pelas seguintes entidades: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Fórum, 3ª DE, Base Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, UFSM, 8ª CRE, CACISM, CDL, Mitra, 13º RT, União dos Escoteiros do Brasil.

A Semana da Pátria 2012 tem como tema, Brasil: um país se constrói com educação, consciência cívica e cidadania, sendo o lema, Santa Maria: compromisso com a preservação do ambiente em que vivemos.

O Destaque Nacional é o Barão do Rio Branco- José Maria da Silva Paranhos Júnior, enquanto que o estadual é Guido Fernando Mondin, e o municipal, 120 anos 1º RPMon “Cel. Pillar”. 

O homenageado local é Manoel dos Santos Pedroso – Maneco Pedroso, e a homenagem Institucional local é da Arquidiocese e centenário do Riograndense Futebol Clube. 

Festejos Farroupilhas

Tema estadual: Nossas riquezas

Patrona Estadual: Nilza Lessa

Homenageado Local: Maneco Pedroso – Manoel dos Santos Pedroso

Destaque Local: 120 anos do 1º RPMon “Cel Pillar”

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-6628

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes