PRRH promove cursos de capacitação para esclarecer dúvidas sobre o ponto eletrônico

Desde o último dia 22 de agosto, o sistema eletrônico de controle da jornada de trabalho dos servidores da Universidade está presente em todas as unidades e departamentos da instituição. A seguir, a pró-reitora de Recursos Humanos da UFSM, Vania Estivalete, fala sobre o trabalho da PRRH no processo de instalação e ampliação do sistema.

Fernanda Arispe – Qual é o papel da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRRH) na implantação e funcionamento do ponto eletrônico na UFSM?

Vania Estivalete – A Pró-Reitoria de Recursos Humanos tem papel operacional e orientador nesse processo, obedecendo ao que prevê a resolução 005/2012, que instituiu a utilização do sistema de controle eletrônico da jornada de trabalho dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria. Nesse sentido, a PRRH oportuniza capacitação aos servidores da UFSM para lidar com esse sistema.

Durante a implantação do chamado ponto eletrônico, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, em conjunto com o Centro de Processamento de Dados (CPD), promoveu diversos cursos destinados aos servidores e às chefias de departamentos e unidades, visando oferecer aos mesmos a possibilidade de conhecer o sistema e suas funcionalidades, bem como esclarecer eventuais dúvidas  ligadas aos aspectos legais e à utilização e operacionalização do sistema.

Da mesma maneira, em ação conjunta da procuradoria federal, da administração da Universidade, da Pró-Reitoria de Planejamento e do CPD,  foi desenvolvido um manual em que constam a apresentação do sistema eletrônico de controle da jornada de trabalho e as principais respostas aos questionamentos que surgiram durante as capacitações.

F.A. – De que forma a implantação do ponto eletrônico facilita e beneficia o trabalho da PRRH?

V. E. – O sistema totalmente informatizado auxilia a geração de relatórios de gestão mais ágeis e eficazes. A implantação do sistema eletrônico de controle da jornada de trabalho auxiliará, também, na informatização de rotinas como: horas-extras, adicional noturno, frequência, entre outras.

F.A. – De que forma se percebe a adaptação dos servidores ao novo sistema? Como a PRRH buscou trabalhar isso?

V. E. – A Pró-Reitoria de Recursos Humanos realizou diversas capacitações antes da efetiva implantação do sistema, possibilitando que os servidores utilizassem o mesmo em caráter experimental. Isso foi feito a fim de se facilitar o processo de utilização e adaptação à nova forma de controle da jornada de trabalho.

F.A. – O que muda com a ampliação da instalação do ponto eletrônico?

V. E. – O controle de frequência dos servidores sempre existiu na UFSM. O que muda com a implantação do sistema é a forma de registro. O controle, que antes era efetuado manualmente por meio de folha ponto, agora é eletrônico e, desde o dia 22 de agosto desse ano, está presente de em todas as unidades e sub-unidades da UFSM.

F.A. – A PRRH ainda oferece esses cursos de capacitação ou atendimento às dúvidas dos usuários e das chefias no uso do ponto eletrônico?

V. E. – Além das capacitações desenvolvidas, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e o Centro de Processamento de Dados, sempre que solicitado, estão se dirigindo às unidades para atendimento das dúvidas.  Os servidores também podem esclarecer suas dúvidas por meio dos telefones 3220-8102 e 3220-8124 ou pelo e-mail: prrh@ufsm.br.

Fotos:

Ítalo Padilha.

Repórter:

Fernanda Arispe – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.