Corte de árvores faz parte do projeto de adequação urbanística, explica Proinfra

O corte de plátanos que ocupavam a avenida que dá acesso ao Centro de Eventos no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) faz parte do processo de adequação urbanística, segundo justificativa da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra). As árvores foram removidas na primeira quinzena de setembro, chamando a atenção dos frequentadores da cidade universitária. De acordo com a Proinfra, a pavimentação do trecho que vai até as proximidades do Planetário deve começar em outubro.

Conforme explicam os técnicos da pró-reitoria, os plátanos que haviam ali eram de grande porte e comprometiam o projeto urbanístico da avenida a ser construída.

— Eles foram plantados erroneamente junto ao meio-fio da rua e com o seu crescimento estavam sendo expulsos do solo — explica o pró-reitor Valmir Brondani.

Ele salienta que esse tipo de árvore não é apropriado para o local, e que o plantio indiscrimidado ocorre também em outros pontos do campus. Uma das consequências mais práticas é a deformidade do calçamento por conta do crescimento das raízes, o que prejudica o trânsito de veículos, pedestres e principalmente pessoas com dificuldade de locomoção, como usuários de cadeiras de rodas.

Além disso, destacam os técnicos da Proinfra, o fruto dos plátanos é cercado de pelos que se dispersam facilmente com o vento e podem provocar reações alérgicas, e as folhas da árvore, que caem em grande volume no outono, podem provocar entupimento de tubulações do esgoto pluvial.

— Isso influencia no bem-estar da comunidade — acrescenta Brondani, que ressalta a necessidade de planejamento para o plantio de árvores.

Para compensar os efeitos negativos — estéticos e ambientais — do corte dos plátanos, outras árvores serão plantadas no local. De acordo com a Proinfra, nos últimos cinco anos foram plantadas cerca de 7 mil mudas de espécies nativas no campus da UFSM, e ainda este ano outras mil devem ser plantadas dentro do processo de renovação e adequação paisagística.

Reportagem e edição: Bianca Ribeiro