Jogo de computador criado na UFSM pode ajudar pacientes em reabilitação fisioterapêutica

Um jogo criado no Laboratório de Computação Aplicada (LaCA) do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pode ajudar no tratamento de pessoas com dificuldades de movimento. Criado pelo bacharel em Ciência da Computação Luiz Eduardo Viegas Flores e pelo bolsista do Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação Luiz José Schirmer Silva, o jogo está em fase de testes com 15 pacientes, que deverão ser acompanhados por um período de dois anos.

O sistema funciona com o Project Natal (o sensor de movimento do console Xbox 360) conectado a um computador. Enquanto o participante se concentra em pegar cubos virtuais no baú e encaixá-los nas prateleiras do cenário, o sistema registra o tempo, o ângulo e a distância de cada movimento. Com essas informações minuciosas, o fisioterapeuta pode monitorar com mais precisão o desenvolvimento do paciente ao longo do tratamento.

O jogo é tema do artigo "Sistema de Reabilitação Fisioterapêutica Baseado em Jogos com Interfaces Naturais", aprovado para ser apresentado no Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames’12), que ocorre de 2 a 4 de novembro em Brasília. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina.

— A perspectiva é de que vários outros jogos sejam desenvolvidos nos próximos semestres e no futuro com esse espaço para a troca de experiências na área de computação e na área de fisioterapia. Aqui, o que se espera é que esse trabalho também traga mais alunos para o laboratório e seja um exemplo de que pode existir uma cooperação entre essas coisas — comenta o professor Marcos d’Ornellas, do PPGI.

Além dele e dos estudantes, assina o artigo sobre a pesquisa o professor Cesar Tadeu Pozzer, também do PPGI.

Repórter: Leonardo Cortes — Acadêmico de jornalismo
Edição: Bianca Ribeiro — Jornalista, Coordenadora de Comunicação Social, UFSM