Jornalistas egressos da UFSM ganham menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo divulgou na última semana os vencedores da edição 2012 do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Entre os agraciados, estão dois egressos do curso de Jornalismo da UFSM – campus Santa Maria. Criada em 2004, a premiação se destina a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades e em centros e institutos de pesquisa.

Tiago Schmidt Miotto conquistou menção honrosa na categoria iniciação científica, pelo trabalho Liberdade de Imprensa e Wikileaks: Uma Análise do Discurso da Revista Época. O trabalho teve orientação da professora Ada Cristina Machado da Silveira, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM.

Também formada em Jornalismo na UFSM, Géssica Gabrieli Valentini ganhou menção honrosa na categoria mestrado, pelo trabalho A Liberdade para Apurar os Sentidos do Mundo: A Produção de Reportagem na Revista Piauí. A dissertação foi produzida no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Homenageado com o nome do prêmio, Adelmo Genro Filho foi um jornalista formado pela UFSM. Embora nascido em São Borja, foi em Santa Maria onde obteve a sua formação profissional e intelectual, e onde também se destacou como líder estudantil e vereador. Como teórico, a sua obra mais conhecida é O segredo da Pirâmide – Para uma Teoria Marxista do Jornalismo.

A cerimônia de entrega da premiação vai ocorrem em 8 de novembro, em Curitiba, como parte da programação do 10° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. A lista completa dos vencedores do prêmio pode ser conferida na página www.sbpjor.org.br.