Começa na próxima segunda-feira a 27ª Jornada Acadêmica Integrada

A 27ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorre do dia 22 a 26 de outubro de 2012. A cerimônia oficial de abertura acontece no dia 22, às 8h30min, no Auditório Flávio Miguel Schneider do Centro de Ciências Rurais (CCR), no Campus da Universidade. Como palestrante, estará o Secretário de Estado de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, dr. Cléber Cristiano Prodanov.

A JAI é um dos eventos que integra o calendário oficial da UFSM e está composta por quatro sub-eventos: o 27º Salão de Iniciação Científica (para trabalhos de pesquisa), o 5ª Fórum Extensão Conta (para trabalhos de Extensão), a 4º Mostra de Ensino (para trabalhos de ensino) e o 3º Salão de Pós-Graduação (para pós-graduados). Dentro da programação, está prevista a apresentação de trabalhos em pôster, palestras, módulos orais, mostras, mini-cursos e oficinas. As inscrições foram feitas de duas formas, com trabalho e como participante ouvinte.

De acordo com Alessandro Dal Col Lúcio, coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a JAI oportuniza aos alunos da UFSM e de outras universidades um ambiente propício e adequado para fazer a apresentação dos resultados de seus trabalhos. “É o momento em que a Universidade se mobiliza para trabalhar a área científica, trazendo pesquisadores e professores de múltiplas áreas para compartilhar de sua experiência. É um momento ímpar na UFSM.", explica.

Entre os palestrantes, ainda que, ressalta Lúcio, todos tenham o mesmo grau de importância, destaca-se o doutor Paul Barascut, que apresentará os estudos das universidades francesas e as possibilidades para o aluno brasileiro estudar na França. A palestra com a doutora Betina Soares, do Diretório Acadêmico de Administração do Rio de Janeiro (DAAD-RJ), é semelhante: vai expor a possibilidade dos mesmos estudarem em universidades alemãs. Ocorrerão, também, algumas palestras e mesas redondas com o professor Peter Alheit, da Universidade de Gottingen (Alemanha), para trabalhar com quatro pós-graduações. "São algumas palestras que transpassam áreas de conhecimento e que são interligadas e integradas”.

O número de inscritos como ouvintes aumentou da edição anterior para esta, de 1900 para 2500. Para a apresentação de trabalhos houve redução: 3200 inscritos e 3100 apresentados, em 2011. Neste ano, 2900 inscritos e 2800 para serem apresentados. No entendimento da comissão organizadora, é uma redução esperada, e não significativa.

No ano passado, relembra Lúcio, um dos pontos negativos foi a infraestrutura, pois algumas empresas não cumpriram contratos. Então, conseguiu-se em 2012, uma montagem de licitações para afirmar o compromisso da empresa de prestar serviços. Houve, também, problemas na avaliação dos trabalhos. Infelizmente, alguns professores convidados a serem avaliadores não compareceram no local, nem comunicaram a comissão organizadora da impossibilidade. Não é obrigatória a participação, mas solicita-se a comunicação.

A relação de avaliadores deste ano foi disponibilizada na página da JAI e da UFSM, e enviada aos gabinetes de projeto dos Centros, que também ajudam na divulgação. Um memorando específico foi enviado a cada um dos avaliadores, solicitando que compareçam no local para fazer suas ponderações.

Uma mudança feita para este ano é a obrigatoriedade de permanência dos banners até o encerramento da apresentação de módulo oral. O aluno deve estar presente com o banner das 14h às 17h no módulo da tarde e no noturno, que ocorre na quarta-feira, das 18h30min, às 21h. Caso o aluno não esteja com o banner exposto, mesmo que tenha sido avaliado, não receberá seu certificado.

A expectativa da comissão organizadora é positiva em relação à participação dos interessados, principalmente do público inscrito como ouvinte. Neste ano em especial, conseguiu-se fazer programações específicas dentro de cada unidade de ensino, organizados pelos gabinetes de projeto, e operações de pesquisa, ensino e extensão de cada Centro.

Simultaneamente a JAI, acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, e que prevê atividades científicas em várias instituições do Brasil inteiro. A edição da JAI está integrada tanto à semana nacional quanto à estadual. Isso dá um destaque e visibilidade adicional à Universidade e à Jornada Acadêmica.

Para ver a programação da 27ª Jornada Acadêmica Integrada, CLIQUE AQUI.

Repórteres:

Franciele Varaschini e Myrella Allgayer – Acadêmicas de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.