“O uso de lisímetros para pesquisa ambiental na Europa” é o título da palestra que os professores Ralph Meissner e Holger Rupp ministram na UFSM na próxima segunda-feira (29). Ambos são pesquisadores do Helmholtz Centre for Environmental Research, instituto com sede em Leipzig (Alemanha). A palestra inicia-se às 14h30min, no auditório Pércio Reis, que se localiza no Centro de Tecnologia (CT) – prédio 7 do campus.
Os palestrantes vão abordar as características dos diferentes tipos de lisímetros, equipamentos usados para medir a quantidade de água que evapora ou permanece no solo. Eles vão dar uma visão geral sobre o uso de lisímetros para resolver problemas ambientais e as tecnologias de extração do solo. O público poderá conferir exemplos de instrumentação e informações sobre a distribuição de lisímetros na Alemanha e no restante da Europa.
A vinda dos palestrantes se insere no âmbito de projeto “Comparação da precisão dos diferentes tipos de lisímetros nas condições ambientais do Brasil e Alemanha”. O projeto tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Cooperação Técnica Alemã (GTZ). As instituições envolvidas no projeto são UFSM, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Helmholtz Centre for Environmental Research e Martin-Luther-Universität.
A promoção da palestra é do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, em conjunto com os programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.