Foi realizada no bairro Urlândia, dia 17 passado, pelo Grupo Marias Bonitas Fazendo História, uma atividade alusiva ao Dia da Criança. Este grupo faz parte de um Projeto de Extensão, coordenado pelo curso de Serviço Social e fomentado pelo Programa Conexões de Saberes da Pró-reitoria de Extensão (PRE) da UFSM. O projeto tem como principal foco contribuir na redução das desigualdades sociais, por meio de ações de empoderamento das mulheres. As atividades vêm acontecendo desde o mês de maio deste ano.
A festa foi organizada por bolsistas do projeto: Ana Paula Ronsani, Angela Lima, Letícia Costa (acadêmicas do curso de Serviço Social), Marcos Corrêa (acadêmico do curso de Filosofia) e demais voluntários, sob a coordenação da professora Sheila Kocourek.
Desde o começo da semana do dia 17, ocorreram oficinas de formação para as mulheres, com a intenção de que elas fossem as protagonistas da festa, que estava sendo organizada para seus filhos e netos. As oficinas eram voltadas à organização do evento, alimentação, auto-gestão e educação popular. Para as crianças, foram disponibilizados brinquedos e atividades lúdicas de pintura e também relacionadas às histórias infantis.
Foram parceiros do evento a Pastoral da Criança, Projeto Esperança/Cooesperança, Rede de Educação Cidadã, Congregação Filhas do Amor Divino, Estratégia de Saúde da Família do Bairro Urlândia, Práxis Pré-vestibular, Programa de Residência Multiprofissional (UFSM), Secretaria de Município de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, SESC/ Santa Maria, e contou com as presenças do pró-reitor de Extensão, João Rodolpho Amaral Flores; da assistente Social da PRE, Maria Laci Moura Leal; da Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, da Irmã Nair Frey, representante da Congregação Filhas do Amor Divino, e também da secretária de Assistência Social, Ione Pinheiro de Lemos.