UFSM está com inscrições abertas para o Projeto Rondon 2013

A UFSM vai retomar em janeiro de 2013 a sua atuação no Projeto Rondon. O objetivo da universidade é participar da Operação 2 de Julho, atuando no município de Teodoro Sampaio (BA), no período de 18 de janeiro a 3 de fevereiro. A data homenageada com o título da operação é celebrada na Bahia como um marco na atuação dos baianos na defesa da independência do Brasil.

A expectativa é que, ao todo, cerca de 200 universitários de várias regiões do país participem da Operação 2 de Julho. No caso da UFSM, a proposta selecionada é para o desenvolvimento de atividades nas áreas de cultura, direitos humanos, educação e saúde.

A operação terá a duração aproximada de 17 dias. Em princípio, os dois primeiros dias serão destinados à concentração, abertura da operação, ambientação dos rondonistas, deslocamento das equipes para os municípios e instalação. Os dois últimos dias serão reservados para o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem.

Cada equipe será composta por dez rondonistas, sendo dois professores e oito acadêmicos de cursos afins com os temas estabelecidos pelo Rondon. A Pró-reitoria de Extensão dará preferência aos alunos que preencham os seguintes pré-requisitos:

– Já ter completado 70% do curso de graduação;

– Estar participando ou já ter participado de projeto de extensão;

– Ter carta de recomendação do coordenador do curso ou do chefe do departamento;

– Ter um projeto de trabalho (modelo disponibilizado em www.ufsm.br/pre).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de novembro, das 8h30min às 12h e das 14h às 17h, na Pró-reitoria de Extensão, que fica na sala 945 (9° andar) da reitoria.

Para se inscrever, é necessário entregar:

– Termo de compromisso do rondonista (digitado, impresso e assinado);

– Termo de cessão de uso de imagem (digitado, impresso e assinado);

– Ficha cadastral preenchida (digitada e impressa).

– Plano de ação (digitado e impresso).

– CD contendo os documentos acima (termo de compromisso, termo de cessão de uso de imagem, ficha cadastral preenchida, plano de ação).

– O acadêmico que for usuário de plano de saúde deve apresentar cópia da carteira de acesso aos serviços de saúde.

Os modelos destes documentos estão disponíveis na página www.ufsm.br/pre. Não serão aceitas inscrições incompletas.

Mais informações com a Pró-reitoria de Extensão, pelo telefone (55) 3220-8366, ou com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Ubiratan Tupinambá da Costa, pelo (55) 3220-8394.