Organização avalia a 27ª JAI

Na sexta-feira (26), encerrou-se mais uma edição da Jornada Acadêmica Integrada, que mobilizou alunos e servidores da instituição ao longo da última semana. Entre os destaques da programação de palestras, estiveram o secretário de Estado de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, dr. Cléber Cristiano Prodanov; o doutor Paul Barascut, que mostrou os estudos das universidades francesas e as possibilidades para o aluno brasileiro estudar na França; e a doutora Betina Soares (DAAD-RJ), sobre as oportunidades em universidades alemãs.

Além das palestras, o evento contou com a apresentação de trabalhos, divididos entre o 27º Salão de Iniciação Científica (para trabalhos de pesquisa), o 5ª Fórum Extensão Conta (para trabalhos de extensão), a 4º Mostra de Ensino (para trabalhos de ensino) e o 3º Salão de Pós-Graduação (para pós-graduados). Para o pró-reitor de Extensão da UFSM, João Rodolpho Flôres, o evento aproxima as atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFSM. Abaixo o podcast, com a avaliação feita pelo pró-reitor.

Ao todo, foram 2500 inscritos como ouvintes, número superior ao da edição anterior que teve 1900 inscritos. Por outro lado, neste ano, o número de trabalhos inscritos foi inferior ao do ano de 2011, chegando a 2900 inscritos, dos quais 2800 para serem apresentados. As fotos abaixo, mostram a estrutura montada para a apresentação de trabalhos no Ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD).

27ª JAI

Para o coordenador de Iniciação Científica da PRPGP/UFSM, Alessandro Dalcol Lucio, o evento cumpriu com expectativas, faltando detalhes para melhorias na próxima edição. Abaixo o podcast com as projeções de Alessandro.