Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório Corpus vai realizar dez jornadas com conferencistas até dezembro



Dez jornadas de trabalho no segundo semestre de 2012, sob a denominação de 19° Seminário Corpus. Este é o propósito do Laboratório Corpus. Na última segunda-feira (29), deu-se início à intensa programação, prevista para terminar em dezembro. A primeira jornada desta sequência de segundas-feiras foi realizada no mini-auditório do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFSM, contando com a presença de duas convidadas especiais na abertura dos encontros, que serão semanais.

Sob a coordenação das professoras Amanda Eloína Scherer e Verli Petri, o evento iniciou-se à tarde, com uma conferência da professora Lucília Maria Souza Romão, da Universidade de São Paulo (USP), que abordou o tema “Arquivo e rede eletrônica: o discurso no pergaminho digital”. Em um segundo momento, criou-se um espaço interativo denominado “Conversas com o Pesquisador”, no qual a professora Vanise Medeiros, da Universidade Federal Fluminense (UFF), respondeu a questões teórico-analíticas dos acadêmicos, pesquisadores e professores do Laboratório Corpus.

As questões urgentes do mundo em tempo real, o reinado do on-line, foram os assuntos abordados pela professora Lucília Romão: “este é o século que não dorme mais, está on-line o tempo todo”. Apresentou elementos da nova topologia de redes e suas fragmentações que interagem simultaneamente e mobilizam sujeitos “na ilusão de uma suposta completude no lugar em que há fragmentos e arquivos em dispersão”. Para a pesquisadora, “a navegação na malha digital é a soma de trajetos contínuos no fluxo sem-fronteiras, que poderia levar o sujeito a toda parte e, no avesso, a parte alguma”.

Por sua vez, a professora Vanise Medeiros trouxe questões inerentes à trajetória do pesquisador a partir de sua experiência pessoal e de sua paixão pela língua, perpassando questões teóricas e complexas que têm norteado suas investigações científicas. A pesquisadora, além de ser uma respeitada especialista em história das ideias linguísticas (particularmente no tocante ao contexto brasileiro da década de 1950), tem se debruçado sobre temas inerentes à violência urbana, notadamente a movimentos advindos de classes sociais menos favorecidas em resposta à violência policial na mídia.

No encerramento dos trabalhos, o estudante Jonathan Guilherme Pires dos Santos homenageou as convidadas e emocionou a todos com uma apresentação ao violoncelo da suíte Nº 1 de Johann Sebastian Bach.

Próxima jornada – A segunda jornada será na próxima segunda-feira (5). Na ocasião, a professora Cláudia Castellanos Pfeiffer, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai falar sobre “Instrumentos linguísticos, ensino e políticas públicas: uma relação na HIL – História das Idéias Linguísticas”. A conferência começa às 8h30min, no mini-auditório do PPGL, que fica na sala 3223 do Centro de Educação (CE) – prédio 16 do campus. À tarde, a pesquisador participa do encontro “Conversas com o Pesquisador”, a partir das 14h.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail labcorpus@hotmail.com. Não serão aceitas inscrições no local do evento.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7746

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes