Livros sobre desenvolvimento territorial e extensão rural serão lançados no Nesaf

Nesta quarta-feira (31), às 17h30min, dois livros serão lançados no Núcleo de Estudos sobre a Agricultura Familiar (Nesaf) – prédio 44F do campus de Santa Maria. O pró-reitor adjunto de Extensão da UFSM, José Marcos Froehlich, é o organizador da coletânea Desenvolvimento Territorial, uma das obras a serem lançadas na ocasião. O outro livro intitula-se Extensão Rural no Contexto do Pluralismo Institucional. Seus organizadores são Vivien Diesel, Pedro Selvino Neumann, Vinicius Claudino de Sá. Ambos os livros são publicados pela Editora Unijuí. As sinopses podem ser conferidas abaixo.

Desenvolvimento Territorial – Produção, Identidade e Consumo – O desenvolvimento vinculado ao território constitui atualmente uma das abordagens mais frutíferas de ativação socioeconômica de amplas regiões do mundo. O território deixa de ser um mero suporte sobre o qual se aplicam ações de desenvolvimento, para converter-se em recurso mobilizado pela trama de iniciativas propostas e adequadas a cada caso. Este é o foco de reflexão desta obra, que reúne diferentes contribuições inovadoras na temática do desenvolvimento territorial, oferecendo uma diversidade de olhares que enriquecem sobremaneira a abordagem do tema, aportadas desde uma variedade de disciplinas e de um conjunto de pesquisadores de distintos países latinoamericanos e europeus. Esta diversidade de abordagens teóricas aplicadas a uma série de temáticas e estudos empíricos aporta a esta obra a necessária amplitude que o tema do desenvolvimento de base territorial tanto necessita.

Extensão Rural no Contexto do Pluralismo Institucional – Reflexões a partir dos serviços de Ates aos assentamentos da reforma agrária no RS – Este livro aborda as dinâmicas sociotécnicas a partir da disposição de aproximar a universidade da realidade social, das problemáticas do desenvolvimento vinculadas aos assentamentos rurais, aos movimentos sociais e organizações públicas relacionadas à reforma agrária brasileira. Esta obra aborda práticas inovadoras de elaboração coletiva geradas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM, Programa de Residência Agrária, curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo e as parcerias entre a UFSM e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), em torno do Projeto de Articuladores e Projeto Somar. Por meio destas experiências, foram estabelecidas as bases para a construção dessa obra, refletindo a própria concepção de construção do conhecimento como experiência social. Nela estão reunidas, em variada perspectiva, um conjunto de relatos e reflexões sobre as contribuições da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates).  Deste modo, na tensão entre construção do conhecimento e transformação social, é tecido um rico panorama sobre as condições e processos de mediação nos assentamentos rurais da reforma agrária.