Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural participa de agenda na UFSM

Nesta terça-feira (30), às 9h, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR), Ivar Pavan, participou da abertura do VIII Seminário de Agroecologia da UFSM, no Auditório do CCR. Após, deslocou-se para visita à Usina Escola de Laticínios conveniada à COPERTERRA, que produz e comercializa os produtos UNI UFSM.

A agenda teve início às 10h e contou com a presença do pró-reitor adjunto de Extensão da UFSM, professor José Marcos Froehlich, representando a Administração Central; prof. Edgar Durante, chefe do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, além de representantes do BADESUL (Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul), Diretores da SDR, Diretores e associados da COPERTERRA, representante da SMDR/SM, políticos, técnicos e comunidade em geral, entre outros. O Diretor da COPERTERRA-Filial, Alan Patrik Buzzatti, representou a Direção da Cooperativa.

Na ocasião, foi apresentada ao secretário e demais diretores da SDR a experiência da parceria com a UFSM e da Rota de Recolhimento de Leite, instituída em março de 2012, em Santa Maria, na qual são recolhidos aproximadamente 100 mil litros/mês. A Cooperativa possui contrato com a UFSM para gerir a Usina Escola de Laticínios (localizada no Campus Camobi, Prédio 95), industrializando e comercializando os produtos UNI UFSM/COPERTERRA. A maior parte de sua produção está atualmente direcionada para o mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/CONAB), abarcando cerca de 26 municípios, inclusive Porto Alegre.

A experiência de uma cooperativa atuando nesses moldes junto a uma Universidade Federal é única no Brasil, fato destacado pelo Secretário Pavan, que frisou a relevância social dessa parceria. Nesse sentido, também colocou a SDR/RS à disposição para, junto com a COPERTERRA e a UFSM, desenvolverem novos projetos tecno-científicos de amplo interesse social. "Que essa experiência sirva de modelo para que outras universidades desenvolvam programas semelhantes", concluiu o Secretário. A seguir, Ivar Pavan e demais convidados fizeram uma visitação às dependências e setores de produção da Usina Escola de Laticínios.