Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição “Hana to Dango” apresenta comida e flores típicas do Japão



O público santa-mariense será introduzido no rico universo gastronômico e espiritual japonês durante a exposição Hana to Dango: Flores e Comidas. O objetivo é apresentar como os imigrantes japoneses, em seus 55 anos de presença no Rio Grande do Sul, trabalharam e contribuíram para o cultivo do corpo, por meio da agricultura, introdução de espécies de hortifrutigranjeiros, e comercialização destes em mercados. Apresenta simultaneamente como eles procuraram agradar o espírito, com o cultivo das flores, arranjos e buquês nas floriculturas. A mostra pode ser conferida em dois locais, em períodos diferentes:

– De 3 a 11 de novembro, durante a Feisma, no pavilhão Minuano, dentro do Centro Desportivo Municipal;

– No Monet Plaza Shopping, de 12 a 30 de novembro.

O título da exposição evoca um ditado japonês que diz Hana Yori Dango, cuja tradução aproximada seria “mais o dango do que as flores”. Dango é um bolinho feito de feijão doce, enquanto que as flores (conforme a tradição nipônica) normalmente se referem às de cerejeira.

Este ditado alude ao Hanami, festival no qual os japoneses celebram o desabrochar das flores de cerejeira, contemplando-as enquanto festejam e comem. Ou seja, o ditado diz que, antes de agradar o espírito (as flores), é necessário satisfazer o corpo e suas necessidades básicas (a alimentação).

A exposição é promovida pelo Memorial de Imigração e Cultura Japonesa do Rio Grande do Sul. Este é um projeto desenvolvido na Pró-reitoria de Extensão da UFSM, com a coordenação do professor André Luis Ramos Soares. Sua finalidade é promover a pesquisa acadêmica, divulgar e estimular a cultura japonesa e promover discussões a respeito de história, sociedade, artes e outras áreas afins com temática oriental.

Palestras – Durante a Feisma, o memorial também promove duas palestras relacionadas à filosofia empresarial da Toyota. No próximo sábado (3), Francisco Antônio Mondadori Valle vai falar do tema “Sistema Toyota de produção: influência do código bushido no processo produtivo japonês”. No domingo (4), a palestra ficará por conta de Tomoko Kimura Gaudioso, que vai abordar o tema “Breakthrough Toyota – estratégia de planejamento a curto prazo”. Ambas as atividades iniciam-se às 16h, no auditório Adelmo Simas Genro, dentro do Centro Desportivo Municipal.

Outras informações sobre o memorial encontram-se na página www.ufsm.br/memorialjapao.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7771

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes