Um artigo de professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFSM foi premiado na 10ª edição da Induscon – International Conference on Industry Applications. Promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), o evento começou hoje (5) e segue até esta quarta-feira (7), em Fortaleza.
O artigo em questão ganhou o prêmio de melhor trabalho na sessão de smart grid (rede inteligente) da conferência. O trabalho intitula-se Automatic Reconfiguration of Distribution Networks Using Smart Grid Concepts (“reconfiguração automática de redes de distribuição usando conceitos de smart grid”). Seus autores são os professores Daniel Bernardon, Luciane Canha, Alzenira Abaide, Vinícius Montagner e Vinícius Garcia, juntamente com o engenheiro eletricista Lorenzo Comasseto (da empresa AES Sul), e mais dois acadêmicos: o doutorando Luciano Pfitsher e o mestrando Maicon Ramos.
Apresentado pelo professor Daniel Bernardon, o trabalho premiado é resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento com financiamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto é uma parceria entre o Centro de Estudos em Energia e Meio Ambiente (Ceema) da UFSM e a AES Sul.