Editora UFSM lança 12 títulos na Feira do Livro de Porto Alegre

O lançamento dos livros da Editora UFSM na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre nesta sexta-feira (9), às 14h. Na ocasião, o público tem a oportunidade de adquirir e ter suas cópias autografadas pelos autores de um total de 12 títulos. Este é o maior número de lançamentos da Editora em Porto Alegre nos últimos quatro anos. O evento ocorre na Praça dos Autógrafos.

Confirmando o lema da primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o objetivo da Editora UFSM é levar suas obras até o público. Em 1955, o chamariz da Feira era “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”. Além dos lançamentos, a Editora, junto da Livraria da UFSM, mantém uma banca onde comercializa todos os títulos de seu catálogo.

Dos livros lançados, dois tratam especificamente da história da Universidade Federal de Santa Maria. O livro USM – A Nova Universidade foi escrito por José Mariano da Rocha Filho. Fundador da UFSM, o autor relata o planejamento e o projeto fundador da primeira universidade pública criada no interior do país. Em Os 50 anos da Nova Universidade, Eugênia Mariano da Rocha Barrichelo mostra os valores e as razões de existir da UFSM. Para chegar a esse resultado, ela destaca os quatro eixos temáticos existentes no projeto de concepção e criação da Universidade.

Todos os títulos lançados na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre já estão disponíveis no catálogo da Editora UFSM. Para quem não pode conferir os lançamentos na Feira, os livros também encontram-se disponíveis na Livraria da UFSM, no campus da Universidade, ou pelo site da Editora – www.ufsm.br/editora.

Veja a lista completa dos lançamentos da Editora UFSM:

Os 50 anos da Nova Universidade – Eugênia Mariano da Rocha Barrichelo

Cultura das Imagens: Desafios para a arte e para a educação – Raimundo Martins e Irene Tourinho (Org.)

Formação de Conceitos em Crianças com Necessidades Educacionais Especiais: Contribuições da teoria histórico-cultural – Fabiane Adela Tonetto Costas

Isolamento Sonoro de Partições Arquitetônicas – Jorge Luiz Pizzuti dos Santos

Máquinas de Fluido – 3ª Edição – Érico Antônio Lopes Henn

Narrativas Brasileiras Contemporâneas em Foco – Eunice Piazza Gai e Vera Lúcia de Oliveira (Orgs.)

Psicologia, Famílias e Leis: Desafios à realidade brasileira – Dorian Mônica Arpini e Aline Cardoso Siqueira (Orgs.)

STF e Ideologia: Entre as influências da ordem liberal-democrática e os desafios da globalização – Gonçalves Siqueira, Júlio Canello, Luciana Rodrigues Penna e Reginaldo Teixeira Perez (Org.)

Transversais da Memória: História e identidade na literatura portuguesa – Maria Luiza Ritzel Remedios (Org.)

Virologia Veterinária: Virologia geral e doenças víricas – 2ª edição revista, atualizada e ampliada – Eduardo Furtado Flores

Universidade Hoje: O que ainda precisa ser dito? – Adriana Moreira da Rocha Maciel, Deisi Sangói Freitas, Guilherme Carlos Corrêa, Hamilton de Godoy Wielewicki e Valmir da Silveira (Org.)

USM: A nova universidade – José Mariano da Rocha Filho